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BMW iX3 prova que carro elétrico que parece a combustão é o novo normal

O BMW iX3 é um SUV elétrico premium com cara e preço de carro a combustão. E isso é muito bom

Por Por Guilherme Fontana | Fotos Fernando Pires
19 dez 2022, 18h17
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  • Exaustivamente repetido durante o ápice da pandemia, o termo “novo normal” também pode (e deve) ser atribuído a boas novidades. É o caso do segundo SUV elétrico da BMW no Brasil, o iX3, exemplo de que um carro elétrico não precisa mais ser extravagante e cujo preço já pode se situar próximo ao de um modelo similar a combustão.

     

     

    Em configuração única, o iX3 M Sport parte de R$ 473.950, apenas 5% mais caro que um X3 híbrido em uma configuração equivalente, M Sport, que custa R$ 447.950.

    BMW IX3
    Lanternas do no iX3 exageraram no tamanho (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Assim como os demais BMW elétricos (exceto o SUV iX), o prefixo “i” indica que o iX3 é a versão elétrica do X3. A mudança (no caso do X3 híbrido) começa pela troca dos motores (2.0 turbo e elétrico), que somam 292 cv, por um único elétrico instalado no eixo traseiro – para dar alegria aos puristas, a tração é traseira.

    BMW IX3
    Interior é defasado em relação aos últimos lançamentos da marca (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    São 286 cv e 40,8 kgfm, suficientes para levar os 1.770 kg do SUV de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, em nossa pista de testes. Com a proeza do torque instantâneo, ele tem tempos invejáveis de retomada, como os 2,5 segundos para ir de 40 a 80 km/h. Por fim, a autonomia projetada pela marca é de 460 km.

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    BMW IX3
    Com 12,3”, a central multimídia tem opção de controle por gestos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O desempenho é um dos aspectos que revelam o iX3 como um representante do “novo normal” no mercado automotivo. O modelo tem números de esportivo, respostas rápidas do acelerador, mas não chega a assustar os desavisados quando 100% do torque entra de uma só vez. É claro que os ocupantes colarão nos bancos, mas sem tanta violência, e sim com uma progressividade um pouco mais aparente. Por fim, a velocidade é limitada aos 180 km/h.

    BMW IX3
    São três modos diferentes de condução para o iX3: Sport, Comfort e Eco Pro, que alteram os parâmetros de dirigibilidade (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ainda em movimento, o iX3 se mostra mais próximo dos SUVs do andar de cima da BMW que dos inferiores, como o próprio iX1, que remete aos sedãs da marca. A tradução disso vem no comportamento da suspensão adaptativa, mais macia e com maior foco no conforto.

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    Ao contrário dos sedãs (e do iX1/X1), as pancadas em pequenos e médios buracos, e valetas, não são abruptas, mas significativamente suavizadas. O mesmo vale para a direção focada em ser confortável, e não esportiva.

    BMW IX3
    De perfil, a diferença entre o iX3 e seu irmão X3 está no design das rodas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Em relação ao estilo, assim como o irmão menor iX1, o iX3 é discreto. Ou seja, passa nas ruas e chega aos lugares sem anunciar que é elétrico. Quem não se atentar ao duplo rim (grade dianteira) fechado e aos “i” na dianteira e na traseira e, é claro, à ausência de som de motor, não perceberá que se trata de um elétrico.

    BMW IX3
    Faróis são a laser (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    Seu desenho mantém praticamente intactas as linhas do X3 convencional, incluindo um para-choque traseiro que cria a expectativa de duas ou até quatro saídas de escape.

    BMW IX3
    Tomada de recarga fica no lugar do bocal do tanque do X3 e tem proteção dupla no acesso (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ainda por fora, as rodas de 19 polegadas têm desenho aerodinâmico, os faróis com facho alto automático são a laser e as lanternas de led causam estranheza pelas dimensões exageradas e linhas irregulares.

    BMW IX3
    Encosto de cabeça tem ajuste longitudinal (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    No interior, o SUV tem no espaço e no acabamento grandes virtudes. Todos os ocupantes viajam com conforto (exceto um terceiro ocupante central-traseiro), considerando ainda que há uma zona exclusiva do ar-condicionado para o banco de trás, somando três zonas.

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    BMW IX3
    Rodas têm 19 polegadas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O teto solar panorâmico com abertura elétrica ajuda a ampliar a sensação de espaço e o porta-malas (com sensor de abertura) oferece generosos 510 litros. Na parte frontal, o iX3 deixa nítido que está tecnicamente defasado, já que ainda não traz o conjunto curvo de telas presente em todos os recentes lançamentos da BMW.

    Mesmo assim, quadro de instrumentos e central multimídia (com opção de comandos por gestos) têm telas de bons tamanhos: 12,3”. O acabamento segue exemplar como manda um modelo premium médio, com variedade nas texturas, qualidade nos encaixes, além de iluminação indireta de led com diversas opções de cores e combinações.

    BMW IX3
    Bom espaço traseiro, mas o túnel central atrapalha (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Entre os equipamentos de série, conta com três modos de condução autoexplicativos (Eco Pro, Comfort e Sport – este último com uma simulação interna de ronco de motor), som Harman Kardon, assistente de estacionamento semiautônomo, piloto automático adaptativo, aviso de colisão com frenagem de emergência, frenagem automática em manobras, head-up display e seis airbags.

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    Pelo conjunto da obra, o iX3 é uma ótima opção para quem busca por um SUV elétrico e relativamente discreto abaixo dos R$ 500.000.

    BMW IX3
    O amplo porta-malas ainda tem o recurso do banco tripartido (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Veredicto Quatro Rodas

    Com bom desempenho, tecnologia, espaço de sobra e bom preço, o iX3 é um dos SUVs elétricos mais equilibrados do mercado.

    Teste Quatro Rodas

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 6,6 s
    0 a 1.000 m: 27,3 – 176-9 km/h
    Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h: 2,5 s
    D 60 a 100 km/h: 27,3 s
    D 80 a 120 km/h: 176,9 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0: 13,7/24,3/54m
    Consumo
    Urbano:5 km/kWh
    Rodoviário: 4,5 km/kWh
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx.: -/- dBA
    80/120 km/h: 58,8/64,7 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h: –
    Volante: 2,5 voltas
    Seu Bolso
    Preço básico: R$ 473.950
    Garantia: 2 anos
    Condições de teste: alt. 660 m; temp., 22 °C; umid. relat., 53%; press., 1.012,5 kPa.

    Ficha Técnica

    Motor: elétrico, traseiro, 286 cv, 40,8 kgfm
    Bateria: capacidade, 232 Ah; carga, 80 kWh; autonomia (WLTP), 460 km; recarga, 0 a 100% em 7 horas a 11 kWh e 10 a 80% em 32 minutos a 150 kWh
    Câmbio: marcha única + ré
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
    Freios: a disco nas quatro rodas
    Pneus: 245/50 R19 run flat
    Dimensões: comprimento, 473,4 cm; largura, 189,1 cm; altura, 166,8 cm; entre-eixos, 186,4 cm; peso, 1.770 kg; porta-malas, 510 litros

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