Vou começar esse texto contando o final do filme: o vencedor do tira-teima é o S3, apesar de o Mercedes parecer superior. Ao ler as fichas técnicas de ambos, é a estrela de três pontas que brilha forte. O CLA tem 360 cavalos e custa R$ 330.900. O Audi responde com 286 cv. E seu preço sugere que ele pertence a uma categoria abaixo: sai por R$ 242.990. Lado a lado, os concorrentes se equivalem em vários atributos, como o conjunto mecânico, nível de equipamentos e tamanho.
Mas bastam alguns quilômetros atrás do volante de ambos e a leitura dos números vindos da pista de testes para desfazer as impressões equivocadas. Explico: mesmo sem ser o suprassumo de esportividade da Audi – papel que cabe ao RS 3 -, o civilizado S3 anda junto com o cupê bestial da Mercedes. Não é pouca coisa. O CLA 45 AMG carrega o símbolo de Affalterbach, uma espécie de título de honraria automotivo, e o broche da marca representa o ápice de poder da empresa. Para equipar o CLA e sua versão hatch – o Classe A 45 -, a Mercedes desenvolveu nada menos que o motor quatro-cilindros turbo mais potente do mundo.
Dotado de 360 cavalos, o propulsor tem injeção direta, pistões e virabrequim de aço forjado, turbina de dois canais e tecnologias de redução de atrito emprestadas do SLS AMG. Assim como o rival, o sedã da Audi conta com injeção estratificada, abertura variável de válvulas e muita pressão na turbina: 1,2 bar. Mas vai além: a marca das argolas aposta em taxa de compressão maior (9,3:1) – a Mercedes empregou 8,6:1. O resultado dessa engenharia é o problema da empresa: na prática, a potência superior não gerou números melhores que o do Audi. Ao contrário. O S3 registrou 5,1 segundos na prova de 0 a 100 km/h, ante 5,2 s do CLA. Nas passagens de retomada, os resultados também foram praticamente idênticos.
Agora esqueça o campo de provas. Vamos para o trânsito. O CLA não é a escolha ideal para uso diário. Parece que a Mercedes não incluiu molas na suspensão, de tão rígida que é. As respostas do motor ao acelerador também são extremas. Explosivo, o propulsor de 360 cv é ríspido aos comandos do pedal, devolvendo agilidade e estampidos pelo escapamento, som que anuncia a proximidade da fera.
TEM QUEM GOSTE
Essa brutalidade é um deleite para quem busca um esportivo visceral – eu adorei -, mas duvido que o sabor seja compartilhado com caronas. Quem tentar rodar com ele no asfalto das grandes cidades também vai sofrer bastante. Há outros exageros: para realçar o semblante malvado, a Mercedes optou por enfeitar o visual com truques, como rodas pretas e pinças de freio destacadas de vermelho. Por dentro, a tonalidade escarlate salta aos olhos nas costuras do painel, bancos e cintos de segurança. O Audi não tem nada disso. É discreto e quase não recorre a recursos visuais para ficar com cara de carro rápido.
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A carroceria tem poucos adereços estéticos que denunciam a versão brava. De frente, é praticamente idêntico ao A3 Sedan, com grafismos diferentes nas entradas de ar laterais. No caso do Mercedes, as peças são bem maiores que as dos CLA “normais”. A história se repete na traseira. Enquanto o S3 é desmascarado pelo logotipo e um par de saídas duplas de escape, o AMG conta com um extrator de ar pronunciado e grandes fendas nas laterais do para-choque.
Aliás, por conta dos para-choques alargados, ambos são maiores e mais baixos do que suas versões normais. O CLA tem 469,1 cm de comprimento, 6,1 cm a mais. E é 1,6 cm mais baixo (141,6 cm) que os irmãos comportados. O S3 mede 446,9 cm, ante 445,6 dos A3 Sedan, mas preserva a largura idêntica. Na altura, porém, é 2,4 cm mais baixo – tem 139,2 cm.
Internamente, o Mercedes comum tem a alavanca do câmbio instalada atrás do volante, enquanto a versão AMG vem com aletas e um seletor de marchas no console. O Audi utiliza a mesma alavanca em todas as versões, substituindo apenas o acabamento da peça – é possível realizar as trocas manuais por ela ou por meio das borboletas atrás do volante.
Na mecânica, a receita de ambos é semelhante. Um motor 2.0 turbo, 4×4 sob demanda e transmissão automatizada de dupla embreagem (Audi tem seis velocidades; CLA, sete). O Mercedes privilegia a tração no eixo dianteiro, enviando força para trás quando as da frente começam a patinar. Já o sistema quatro atua nas quatro rodas por mais tempo – e essa diferença ajuda a explicar o bom desempenho do S3 nas retomadas e incrível estabilidade nas curvas.
Ambos são as configurações mais caras dentro da linha e têm uma lista de equipamentos parelha. Vêm de série com ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico, controle de tração e estabilidade, airbags laterais e de joelho, sistema multimídia com navegador, faróis de xenônio e sensor de estacionamento. O Audi conta com áudio da grife dinamarquesa Bang & Olufsen.
Mas só o Mercedes utiliza câmera de ré – o S3 vem com alarme sonoro e indicador gráfico de distância. E só a estrela de três pontas entrega rodas de 19 polegadas, bancos elétricos com memória, ajuste lombar pneumático e sistema de aquecimento. Os freios têm a função “hold”, capaz de manter o veículo parado em semáforos sem que o motorista precise deixar o pé sobre o pedal. São características bacanas, mas não justificam a diferença de R$ 82 710. O dinheiro é suficiente para comprar um Honda HR-V ou o novo Ford Focus – que tal um desses dois para usar nos dias de rodízio paulistano?
As qualidades do CLA são nítidas e convincentes, mas só se justificam para quem mora em um autódromo. Pelo equilíbrio da obra e valor mais coerente, o Audi S3 Sedan é a escolha ideal para viver na cidade.
AVALIAÇÃO DO EDITOR
MOTOR E CÂMBIO – O conjunto mecânico é o ponto forte da dupla. Têm potência de sobra e impõem respeito pela eficiência. Mas o CLA, apesar de ter o 2.0 quatrocilindros mais potente do mundo, não bate o S3.
DIRIGIBILIDADE – O CLA impressiona muito na pista, mas é cansativo no trânsito. A turbina entra com muita energia e a suspensão peca pelo excesso de rigidez. O Audi agrada nas duas situações.
SEGURANÇA – São equivalentes neste quesito. Têm airbags laterais e de joelho (para o motorista), ESP, controle de tração, faróis de xenônio e sensores no cinto de segurança.
SEU BOLSO – Apesar de este critério ter menor peso quando se fala em esportivos, o preço do CLA é excessivamente alto. Faltam justificativas para tanto, pois os carros são equivalentes em nível de equipamentos e até em desempenho.
CONTEÚDO – As duas marcas foram generosas: oferecem teto solar panorâmico, sensores de chuva e de luminosidade, faróis de xenônio e sistemas multimídia completos. E não há equipamentos opcionais, sem contar as opções de cores.
VIDA A BORDO – Conforto não falta, mas vale o gosto: as cores escuras do CLA ou a sensação de amplitude do S3. No banco traseiro, o Audi oferece mais espaço para a cabeça dos ocupantes. A silhueta de cupê compromete essa medida do Mercedes.
QUALIDADE – Ambos oferecem alto padrão de acabamento, mas o Mercedes leva a melhor. Tem mais superfícies cobertas por couro, costuras vermelhas até no painel, volante com empunhadura de Alcântara e pontos de iluminação espalhados na cabine.
VEREDICTO QUATRO RODAS
A vitória do Audi é quase óbvia. O S3 anda junto com o CLA, é confortável, mais espaçoso e incrivelmente mais barato. Não há como justificar tanta diferença de preço (R$ 87.910), o suficiente para comprar um SUV compacto.
Audi S3 | Mercedes-Benz CLA 45 AMG | |
---|---|---|
Aceleração de 0 a 100 km/h | 5,1 s | 5,2 |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 24,3 s – 216,5 km/h | 24 s – 226,4 km/h |
Velocidade máxima (dado de fábrica) | 250 km/h | 250 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 2,4 s | 2,4 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) | 2,8 s | 3 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 3,5 s | 3,1 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 14,4 / 24,9 / 57,2 m | 14,8 / 23,8 / 56,1 m |
Consumo urbano | 9,3 km/l | 10 km/l |
Consumo rodoviário | 12 km/l | 14,3 km/l |
Ruído interno (neutro / RPM máximo) | 44,3 / 75,7 dBA | 43,9 / 78,9 dBA |
Ruído interno (80 / 120 km/h) | 61,4 / 67,5 dBA | 63,4 / 69,7 dBA |
Aferição (velocímetro real a 100 km/h) | 99,1 km/h | 98,3 km/h |
Aferição (rotação do diferencial a 100 km/h em 5ª) | 2.300 rpm | 1.600 rpm |
Aferição (volante) | 2,2 voltas | 2,3 voltas |
Preço | R$ 242.990 | R$ 330.900 |
Garantia | 2 anos | 2 anos |
Audi S3 | Mercedes-Benz CLA 45 AMG | |
---|---|---|
Motor | gasolina, diant., transv., 4 cil., 16V, turbo, 1 984 cm³, 82,5 x 92,8, 9,3:1, 286 cv entre 5 500 e 6 200 rpm, 38,8 mkgf entre 1 800 e 5 000 rpm | gasolina, diant., 4 cil., 16V, turbo, 1 991 cm³, 83 x 92 mm, 8,6:1, 360 cv a 6 000 rpm, 45,9 mkgf entre 2250 e 5000 rpm |
Câmbio | automatizado, 6 marchas, dupla embreagem, 4×4 | automatizado, 7 marchas, dupla embreagem, 4×4 |
Direção | elétrica, 11 m (diâmetro de giro) | elétrica, 10,8 m (diâmetro de giro) |
Suspensão | Multilink (diant. e tras.) | McPherson (diant.), four-link (tras.) |
Freios | disco ventilado (diant.), disco ventilado (tras.) | disco ventilado (diant.), disco ventilado (tras.) |
Pneus | 225/40 R18 | 235/35 R19 |
Peso | 1.460 kg | 1.585 kg |
Peso/potência | 5,1 kg/cv | 4,4 kg/cv |
Peso/torque | 37,6 kg/mkgf | 34,5 kg/mkgf |
Dimensões | comprimento, 446,9 cm; largura, 179,6 cm; altura, 139,2 cm; entre-eixos, 263,1 cm; porta-malas, 390 l; tanque de combustível, 55 l | comprimento, 469,1 cm; largura, 203,2 cm; altura, 141,6 cm; entre-eixos, 270 cm; porta-malas, 470 l; tanque de combustível, 56 l |
Equipamentos de série | ar digital dual-zone, direção elétrica, teto solar panorâmico, vidros com isolante térmico, airbags laterais e de joelho, bi-xenônio, navegador e som da Bang & Olufsen | câmera de ré, bancos elétricos com memória e aquecedor, rodas de 19 polegadas, bi-xenônio, teto solar, airbags laterais e de joelho, assistente de subida |