Consumidor de automóvel de marcas premium busca produtos diferenciados, com atributos quase intangíveis. Em outras palavras, ele compra não só carro, mas também imagem. Seguindo essa lógica, a Audi tem ao menos dois grandes desafios pela frente com o novo A4: mostrar que ele é de fato novo e provar que, apesar da semelhança com o A3, é um produto de qualidade superior que justifica a diferença de preço de quase R$ 50.000 nas versões iniciais.
Os menos observadores podem cometer o engano de classificar essa virada do A4 como um facelift. Uma blasfêmia para os fãs da Audi. Seja bem-vindo ao B9, nome-código da quinta geração do sedã, montada sobre uma versão evoluída da plataforma utilizada anteriormente, a B8.
Um olhar um pouco mais atento revela a cascata de mudanças da carroceria. Vamos rodear o carro juntos. Na dianteira, a grade hexagonal apresenta cantos vivos e aletas de cima a baixo – o anterior ostentava uma barra horizontal lisa e o contorno era suavizado nas extremidades. A moldura dos faróis de neblina e o led no interior dos faróis principais segue o mesmo padrão, com arestas mais afiadas.
No perfil, a linha formada pelo encontro do capô com o para-lama se funde com o longo vinco das portas, ligando os faróis às lanternas. O retrovisor, antes fixado em um suporte junto ao vidro, hoje está na porta. Atrás, apenas peças redesenhadas dentro do mesmo layout da geração anterior: lanternas bipartidas, placa fora do para-choque e tampa do porta-malas com porção superior remetendo a um pequeno aerofólio.
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A Audi segue na estratégia de introduzir em toda a sua gama o cockpit virtual: basicamente, uma supertela de alta definição montada à frente do piloto, capaz de apresentar todas as funções necessárias à condução. Rádio, GPS, telefonia, computador de bordo e, claro, instrumentação básica são configurados por botões no volante. Uma segunda tela, no centro do painel, exibe as imagens da câmera de ré e do Drive Select, o cardápio de modos de condução do Audi A4.
Montagem cuidadosa, atenta aos detalhes e com materiais pouco reflexivos constroem uma cabine agradável. A versão de estreia, Lauch Edition, chega por R$ 172.990 com um pacote bem completo: além do Virtual Cockpit e do Drive Select, estão inclusos faróis de LED com ajuste automático de altura, ar-condicionado digital, sistema start-stop, retrovisores externos eletricamente rebatíveis, sensor de estacionamento traseiro, sistema MMI com GPS, sensores de luz e chuva, bancos de couro e ajuste elétrico do banco do motorista.
A versão de entrada Attraction começa em R$ 159.900 (com uma lista de itens de série bem menor que a Launch Edition), a intermediária Ambiente é tabelada em R$ 182.990 e a top de linha Ambition, com motor 2.0 de 252 cavalos, deve desembarcar por aqui apenas no segundo semestre, junto com a A4 Avant. Na prática, ele chega com conteúdo, motorização e preços equivalentes aos do Mercedes Classe C. E isso é um problema, já que o rival tem, inegavelmente, mais tradição no segmento.
O novo A4 tem motor 2.0 turbo com duplo sistema de injeção (direta e indireta) de 190 cv. Associado ao câmbio S tronic (com dupla embreagem e sete marchas), ele confere ótimos números de consumo: 11 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada. A suspensão tem ajuste mais confortável e trabalha com menos ruído que o conjunto do A3. Na pista, o A4 mostra desempenho no nível dos rivais C 200, da Mercedes, e 320i, da BMW. Resta saber se ele se mostrará competitivo também em vendas.
ACELERAÇÃO | |
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de 0 a 100 km/h: | 7,7 s |
de 0 a 1.000 m: | 28,5 s – 188,2 km/h |
VELOCIDADE MÁXIMA: | 210 km/h (dado de fábrica) |
RETOMADA | |
de 40 a 80 km/h: | 3,4 s |
de 60 a 100 km/h: | 4,2 s |
de 80 a 120 km/h: | 5,2 s |
FRENAGEM | |
60 / 80 / 120 km/h a 0: | 15,5 / 26,6 / 64 m |
CONSUMO | |
urbano: | 11 km/l |
rodoviário: | 15,4 km/l |
Motor: | dianteiro, longitudinal, turbo, injeção direta, 4 cilindros, 1.984 cm3, 16 V, 190 cv a 4.200 rpm, 32,6 mkgf a 1.450 rpm |
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Câmbio: | automático de dupla embreagem, 7 marchas, tração dianteira |
Suspensão: | independente, McPherson (dianteira) e multilink (traseira) |
Freios: | discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.) |
Direção: | elétrica, 11,3 m (diâmetro de giro), 2,8 (voltas entre batentes) |
Rodas e pneus: | liga leve, 245/40 R18 |
Dimensões: | altura, 142,7 cm; largura, 184,2 cm; comprimento, 472,6 cm; entre-eixos, 282 cm; peso, 1.405 kg; tanque, 54 l; porta-malas, 408 l |