Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Audi A3 Sedan 1.4 TFSI: o novo integrante premium do Longa Duração

Mal estreou nas lojas e o mais novo carro premium nacional já está no Longa Duração. Bem-vindo, Audi A3!

Por Péricles Malheiros Atualizado em 23 nov 2016, 20h42 - Publicado em 4 mar 2016, 20h17
Longa Duração - Audi A3
A3 estreante: película nos vidros veio de brinde

O Brasil ainda é o país dos 1.0. Mas no extremo oposto, o segmento dos carros premium, tudo vai muito bem também. Não à toa, marcas como Mercedes-Benz, BMW, Mini e Land Rover têm ou terão fábricas instaladas por aqui para produção de modelos para o mercado interno. A Audi – que já esteve no país entre 1999 e 2006 – não ficou de fora. E o carro que traz a marca das argolas de volta à condição de fabricante local, o A3, já pode ser encontrado nas concessionárias. Nós achamos o nosso – e o trouxemos para o Longa Duração.

Fechamos a compra do nosso A3 na concessionária paulistana Sorana, que cobrou R$ 98.227 por um exemplar da versão Ambiente. Um erro na emissão da nota fiscal (gerada com valor de R$ 98.718) acarretou uma demora de dez dias na retirada do sedã. Assim como o último automóvel de marca premium a fazer parte da frota de Longa Duração, o Mercedes-Benz A 200, o A3 é azul metálico (azul scuba). Ligamos na Sorana um dia antes da data de retirada do A3. Como um cliente comum, nos mostramos interessados em um carro igual ao nosso. “O preço de tabela é R$ 119.390, mas estamos com uma oferta e ele sai a R$ 99.990. E você ainda pode parcelar esse valor dando 60% de entrada e dividindo o restante em 18 vezes sem juros. E o IPVA é por conta da casa”, disse a atenciosa vendedora. “Agora, se for pagar à vista, faço por R$ 94.000, também com o IPVA incluso”, completou ela, nos dando, sem saber, a certeza de que havíamos fechado um mau negócio lá mesmo, na Sorana.

Longa Duração - Audi A3
Nosso Audi A3 na saída da concessionária Sorana, em São Paulo Arquivo/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Escolhemos a versão Ambiente, que custa, de acordo com a tabela da Audi, R$ 11.000 a mais do que a Attraction e oferece faróis e limpador de para-brisa com acionamento automático, volante multifuncional com borboletas para troca de marchas, rodas aro 17 e pneus 225/45 (205/55 R16 na Attraction). O pacote da versão básica também é interessante, com sensor de estacionamento, trio elétrico, faróis de xenônio, ar-condicionado, bancos dianteiros com ajuste de altura, airbags laterais e de joelho (para motorista), alarme antifurto, freio de estacionamento com acionamento elétrico, controle de estabilidade, computador de bordo e som com viva-voz Bluetooth.

A retirada

Na Sorana, antes de colocar o responsável pela entrega em contato com a gente, o vendedor puxou conversa. Queria se desculpar pelo problema na emissão da nota: “Tivemos uma lamentável falha técnica no sistema da área fiscal no processo de transição do A3 importado para o nacional e o valor acabou saindo errado”, justificou.

Longa Duração - Audi A3
Lanternas de led e motor flex de 150 cavalos

Já dentro do carro, ouvimos as explicações do técnico, que foi bastante breve, indo direto aos pontos diferenciais ou mais importantes do A3. Ele mostrou o botão de inibição do sensor volumétrico do alarme e do controle de estabilidade, destacando os riscos de sua utilização de forma incorreta. Reforçou ainda a possibilidade de personalização das luzes, via seletor giratório no console.

Longa Duração - Audi A3
Tela multimídia motorizada é de série

Nossa experiência com retiradas de carros de Longa nos permitiu aferir duas condições atípicas: o marcador do nível de combustível do A3 indicava 1/4 de tanque (o normal é vir no fim da reserva) e o hodômetro já registrava  57 km rodados (a média é de somente 15 km).

O repórter Vitor Matsubara fez suas considerações ao ver o novo sedã de Longa: “Achei que a cor combinou com o veículo e o interior parece que não deve nada ao importado”. O diretor de arte Tarcísio Alves foi até a garagem receber o estreante: “Gosto das linhas do carro, mas a queda em arco na traseira que confere uma ar de esportividade acaba reduzindo demais a altura. Quem viaja atrás, vai com a cabeça rente ao teto”, disse ele, que tem 1,74 metro de estatura.

Se zero-quilômetro o A3 já rendeu tantos comentários espontâneos da nossa equipe, imagine ao longo dos 60.000 km que estão por vir.

Audi A3 – 0 km
Versão: Ambiente 1.4 Turbo Flex
Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.395 cm³, 16V, flex, 150 cv a 4.500 rpm, 25,5 mkgf a 1.500 rpm
Câmbio: automático, sequencial, 6 marchas
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês