Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

ATV/UTV Polaris 2013

Como andam os veículos da Polaris, que produz ATVs e UTVs, não regulamentados no país

Por Ismael Baubeta
Atualizado em 9 nov 2016, 12h35 - Publicado em 27 jul 2013, 18h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ATV/UTV Polaris 2013

    A Polaris é uma empresa norte-americana que oficializou sua entrada no país em operação própria. Chegou para desenvolver um mercado pouco explorado, em que terá pouca concorrência, o dos UTVs (Utility Task Vehicle, algo como Veículo Utilitário Multitarefa), chamados pela Polaris de Side by Side, já que piloto e passageiro andam lado a lado.

    Nascidos a partir dos ATVs (All Terrain Vehicle, ou quadriciclo), ganharam estruturas tipo “santantônio”, suspensões de longo curso e volantes automobilísticos. Além dos veículos a gasolina, também versões a diesel e um modelo elétrico estarão à venda no país.

    Todos os quadriciclos da Polaris compartilham funcionalidades, câmbio tipo CVT (transmissão continuamente variável), suspensões independentes de longo curso e sistema de tração integral selecionável por meio de botão.

    SPORTSMAN 500 H.0

    O Sportsman 500 é um utilitário do tipo “pau para toda obra”: o visual é bonito, criado para trabalho. Os comandos são os tradicionais desse tipo de veículo: acelerador no dedão direito, freio no manete esquerdo – aciona simultaneamente os dois – e o traseiro no pé direito. Com uma alavanca do lado direito, abaixo do tanque, é possível selecionar os engates do câmbio CVT: P (Parking ou freio de estacionamento), H (High ou alta), L (Low ou reduzida) e R ( Reverse, marcha a ré). A operação é fácil. Uma vez engatada a marcha, é só empurrar o gatilho com o dedão e sentir a força do motor, um monocilíndrico de refrigeração líquida, alimentado por carburador, de 498 cc. Os 36 cv dão conta dos 316 kg de peso do conjunto, e o utilitário mostra agilidade e boas acelerações.

    O modelo é o quadriciclo mais vendido pela Polaris no mundo. O preço sugerido é de 22 990 reais.

    Continua após a publicidade

    TOURING 850 EPS

    O Sportsman Touring 850 EPS é mais potente e maior que o irmão de 500 cc. O espaçoso banco para garupa tem encosto alto e largo, no qual o passageiro pode encostar e relaxar, apreciando o passeio. O assento tem sistema próprio de amortecimento.

    O 850 cc é bonito, bem parecido com o irmãozinho. O motor é bicilíndrico, com 850 cc, refrigerado a água, e rende 77 cv. A potência e as opções de tração são suficientes para garantir passeios por subidas íngremes e escorregadias. A direção é assistida eletricamente, recurso que deixa o guidão mais leve e sensível.

    O motor tem sistema de freio-motor e controle de descida de ladeiras, que aprimoram a segurança em situações críticas de aderência. O preço sugerido é de 43 990 reais.

    SPORTSMAN 6×6 800

    Este quadriciclo de seis rodas com tração integral nasceu para o serviço pesado, com maior capacidade de carga. Seu motor bicilíndrico tem 760 cc, é refrigerado a água e rende 50 cv. A transmissão é CVT. Na traseira há uma caçamba com capacidade para 362 kg e pode levar no bagageiro dianteiro mais 45 kg. Além disso, mais 680 kg podem ser puxados por reboque.

    Continua após a publicidade

    O sistema de tração pode ser selecionado entre 6×4 e 6×6. As alavancas de seleção de marcha e o botão para escolher a tração seguem a linha dos demais quadriciclos da fábrica. O preço deste ATV está fixado em 46 990 reais.

    LINHA RANGER/UTV

    Os UTVs ou Side by Side são atração à parte. Eles são aqueles veículos mistos de moto e jipinho – têm bancos ao estilo cadeira e volantes redondos – que podem tornar os afazeres e deslocamentos dentro de fazendas prazerosos. As opções de escolha são vastas; para dois ou quatro ocupantes, movidos a gasolina, diesel ou elétrico.

    RANGER EV

    O Ranger EV tem motor elétrico de 48 volts de indução de corrente alternada. O maior barato é andar na maquineta fora de estrada sem fazer barulho algum. O motor rende 30 cv e, segundo a fábrica, tem autonomia para rodar 80 km (dependendo do uso) e pode chegar a 40 km/h de velocidade máxima. A transmissão pode ser 4×4 ou 4×2, com livre escolha pelo usuário. Os freios são a disco nas quatro rodas. Sua capacidade de carga útil é de 453 kg e a do reboque é de 567 kg. Os dois ocupantes vão sentados em banco com encosto inteiriço. Para o passageiro se firmar, uma alça no santantônio é suficiente. O piloto pode regular a altura do volante. O preço da tecnologia verde é salgado: são necessários 39 990 reais para comprar um destes.

    RANGER 900 DIESEL

    A terceira opção de combustível nestes UTV é o diesel. O torque em baixas rotações é privilegiado. O motor tem três cilindros e 904 cc, refrigeração líquida, alimentação por bomba injetora e rende 24 cv a baixos 1 600 rpm. O condutor pode ajustar a altura do volante conforme seu biótipo e redes nas laterais de entrada garantem que as pernas não sejam jogadas para fora em caso de acidente. A caçamba é basculante e tem capacidade para 453 kg, no reboque mais 907 kg podem ser levados. O preço sugerido para este UTV é de 55 990 reais.

    Continua após a publicidade

    RANGER RZR S 800

    Dos mais divertidos e esportivos da família. O motor de dois cilindros e 760 cc tem injeção eletrônica e refrigeração líquida e rende 53 cv. O câmbio é do tipo CVT, as suspensões têm curso longo. Como em toda linha, é possível selecionar a tração total ou 4×2. A aceleração é rápida, de 0 a 56 km/h em 4 segundos. Guiá-lo é como pilotar um carro de rali: é pisando fundo que a esportividade fica clara. Os freios são poderosos e os pneus, eficazes, tanto nas frenagens quanto nas retomadas. Toda essa performance tem preço: 55 990 reais.

    RANGER RZR XP 4 900

    O RZR 4 900 tem motor mais potente: o twin tem duplo comando no cabeçote, refrigeração líquida, injeção eletrônica e 875 cc. É capaz de despejar 89 cv nas duas ou nas quatro rodas.

    É impressionante a capacidade de suas suspensões: até com quatro pessoas o comportamento foi excelente. O motor é elástico e o câmbio CVT permite tocada esportiva. O passageiro da frente tem uma barra regulável na profundidade para se sustentar. Já os passageiros de trás vão mais apertados e têm de se sustentar pelas alças atrás dos bancos dianteiros. O XP 4 900 é o mais caro: 83 490 reais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.