Próxima geração do Chevrolet Tracker pode ser um Hyundai Creta, diz agência
Parceria entre Hyundai e General Motors pode dar origem a Creta da Chevrolet e S10 da Hyundai

O iminente acordo de intercâmbio de produtos entre a General Motors e a Hyundai pode livrar a Chevrolet do Brasil dos carros com projetos criados em parceria com a chinesa SAIC, relata a Reuters.
Hyundai e General Motors estão perto de fechar uma parceria na qual a fabricante sul-coreana fornecerá duas vans comerciais à GM. A contrapartida da fabricante norte-americana seria permitir que a Hyundai faça sua própria picape média baseada ou na Chevrolet Colorado ou na GMC Canyon.
Vale o parênteses: a Chevrolet Colorado é uma picape média equivalente à Chevrolet S10. Compartilham alguns detalhes do projeto, algumas dimensões e o câmbio automático de oito marchas. Quer dizer que a Hyundai poderá fabricar sua própria S10.

Enquanto as vans seriam importadas da Coreia do Sul (pelo menos até 2028) para serem vendidas sob marcas da GM. A picape da Hyundai seria fabricada nos Estados Unidos, nas mesmas linhas da Colorado e da Canyon.
Carros compactos também fazem parte do acordo
Carros compactos e médios também estão na mesa nas negociações entre a General Motors e a Hyundai. Fontes da Reuters teriam citado o Brasil nominalmente, pois a parceria da Hyundai seria estratégica para substituírem a atual linha de produtos com projetos chineses. Também cita que um dos Hyundai aproveitados seria justamente o Creta.
Os Chevrolet Onix e Tracker fabricados no Brasil atualmente são frutos de uma joint-venture entre a GM e a chinesa SAIC, mas estes produtos não vingaram na China.

O Onix saiu de linha na China em 2023. A fábrica do Tracker na China está em vias de fechar, informa a imprensa chinesa. Mas o modelo segue disponível no site chinês.
Outra fonte diz que a GM poderia ir além e aproveitar não só as plataformas de carros compactos como também as plataformas de carros médios da Hyundai para ampliar sua oferta de carros da Chevrolet na América do Sul.
Caso a negociação dê certo, a GM resolveria o enorme desafio que tem pela frente para a próxima geração de carros a combustão e, eventualmente, híbridos.
Isso porque Onix, Tracker e Montana estão caminhando para tornarem-se produtos com produção apenas no Brasil e na Argentina, que exigiriam um investimento exclusivo para que ganhem uma nova geração. A Hyundai tem boas plataformas e já está evoluindo seus carros para que recebam sistemas híbridos diversos.
À Reuters, a General Motors se recusou a comentar sobre os detalhes das negociações, mas disse em uma declaração: “Ambas as empresas continuam a explorar potenciais áreas de colaboração.” A Hyundai disse que não há nada finalizado, mas que as montadoras estão explorando acordos “em áreas estratégicas importantes.”