Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Próxima geração do Chevrolet Tracker pode ser um Hyundai Creta, diz agência

Parceria entre Hyundai e General Motors pode dar origem a Creta da Chevrolet e S10 da Hyundai

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 mar 2025, 12h18 - Publicado em 21 mar 2025, 11h59
Creta da Chevrolet
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O iminente acordo de intercâmbio de produtos entre a General Motors e a Hyundai pode livrar a Chevrolet do Brasil dos carros com projetos criados em parceria com a chinesa SAIC, relata a Reuters.

Hyundai e General Motors estão perto de fechar uma parceria na qual a fabricante sul-coreana fornecerá duas vans comerciais à GM. A contrapartida da fabricante norte-americana seria permitir que a Hyundai faça sua própria picape média baseada ou na Chevrolet Colorado ou na GMC Canyon.

Vale o parênteses: a Chevrolet Colorado é uma picape média equivalente à Chevrolet S10. Compartilham alguns detalhes do projeto, algumas dimensões e o câmbio automático de oito marchas. Quer dizer que a Hyundai poderá fabricar sua própria S10.

Chevrolet Colorado lateral
Chevrolet Colorado (Divulgação/Chevrolet)

Enquanto as vans seriam importadas da Coreia do Sul (pelo menos até 2028) para serem vendidas sob marcas da GM. A picape da Hyundai seria fabricada nos Estados Unidos, nas mesmas linhas da Colorado e da Canyon.

Continua após a publicidade

Carros compactos também fazem parte do acordo

Carros compactos e médios também estão na mesa nas negociações entre a General Motors e a Hyundai. Fontes da Reuters teriam citado o Brasil nominalmente, pois a parceria da Hyundai seria estratégica para substituírem a atual linha de produtos com projetos chineses. Também cita que um dos Hyundai aproveitados seria justamente o Creta.

Os Chevrolet Onix e Tracker fabricados no Brasil atualmente são frutos de uma joint-venture entre a GM e a chinesa SAIC, mas estes produtos não vingaram na China.

Continua após a publicidade
Chevrolet Tracker RS 1.5
Chevrolet Tracker RS chinês (Divulgação/Chevrolet)

O Onix saiu de linha na China em 2023. A fábrica do Tracker na China está em vias de fechar, informa a imprensa chinesa. Mas o modelo segue disponível no site chinês.

Outra fonte diz que a GM poderia ir além e aproveitar não só as plataformas de carros compactos como também as plataformas de carros médios da Hyundai para ampliar sua oferta de carros da Chevrolet na América do Sul.

Continua após a publicidade

Caso a negociação dê certo, a GM resolveria o enorme desafio que tem pela frente para a próxima geração de carros a combustão e, eventualmente, híbridos.

Compartilhe essa matéria via:

Isso porque Onix, Tracker e Montana estão caminhando para tornarem-se produtos com produção apenas no Brasil e na Argentina, que exigiriam um investimento exclusivo para que ganhem uma nova geração. A Hyundai tem boas plataformas e já está evoluindo seus carros para que recebam sistemas híbridos diversos.

À Reuters, a General Motors se recusou a comentar sobre os detalhes das negociações, mas disse em uma declaração: “Ambas as empresas continuam a explorar potenciais áreas de colaboração.” A Hyundai disse que não há nada finalizado, mas que as montadoras estão explorando acordos “em áreas estratégicas importantes.”

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.