Peugeot 3008 poderá ser fabricado no Brasil junto com novo Jeep Compass
Fábrica de Goiana (PE) da Stellantis deve fabricar a nova geração do SUV da Peugeot, lançado em 2027, como o sexto produto da planta

A Stellantis anunciou que mais uma marca do seu conglomerado utilizará a fábrica de Goiana (PE), que hoje produz carros da Fiat, da Jeep e da Ram. Esta quarta marca não foi divulgada, mas tudo indica que será a Peugeot.
Na última quinta-feira (22) a Stellantis detalhou o investimento de R$ 13 bilhões, que será utilizado até 2030, para a fábrica de Goiana. Foi Emanuelle Cappellano, presidente da Stellantis para a América Latina, quem confirmou seis novos produtos para a fábrica pernambucana até 2030.

Hoje a fábrica produz a Fiat Toro, os Jeep Renegade, Compass e Commander e a Ram Rampage. Pelas contas, todos poderão ganhar uma nova geração nos próximos cinco anos, mas falta um sexto produto da quarta fabricante.
Esse lançamento seria a nova geração do Peugeot 3008. O modelo foi responsável por estrear a plataforma STLA Medium, nova base-padrão dos SUVs médios da Stellantis, e que também é utilizada pela nova geração do Jeep Compass. Mas a Stellantis ainda não oficializou a nova geração do Compass para o Brasil.

Segundo o site Autos Segredos a estreia do novo Compass nacional está prevista para o primeiro trimestre de 2027. O início da produção nacional do Peugeot 3008 aconteceria na sequência. Afinal é o Compass o modelo de maior volume do segmento e é inerente que a Stellantis leve isso em consideração ao decidir a ordem dos lançamentos.

Apresentada na Europa no fim 2023, a nova geração do Peugeot 3008 teve registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) em junho de 2024. Esse registro apenas confirma o interesse da Stellantis em lançar o SUV da Peugeot no Brasil. Depois, duas unidades do modelo desembarcaram no Brasil para testes.
Estratégia de lançamento do Peugeot 2008
A nova geração do Peugeot 3008, na verdade, chegará ao Brasil bem antes do início da produção nacional. A nova geração deverá ser equipada com motorização híbrida plena (HEV), mas ainda não há nenhum detalhe técnico sobre ela.
No entanto, a versão elétrica, conforme adiantado por QUATRO RODAS, chegará importada e pode estrear já em 2025. A mecânica escolhida poderia favorecer a autonomia. Na Europa, é possível combinar o motor elétrico dianteiro com 230 cv com a bateria de 98 kWh, que promete uma autonomia de aproximadamente 700 km. QUATRO RODAS já dirigiu o novo Peugeot 3008.

Na prática, será a mesma estratégia do novo Peugeot 2008, que chegou ao Brasil importado da França mais de um ano mais cedo que a versão a combustão, que começou a ser fabricada na Argentina em 2024 já com reestilização de meia vida.
Como o novo Peugeot 3008 foi lançado na Europa em 2023, poderá estar no momento da sua reestilização de meia vida quando for lançado no Brasil.