Nos últimos anos, uma boa forma de prever o mercado nacional é olhando para o Sudeste Asiático. De países como a Tailândia vieram modelos que agora ganham as ruas brasileiras, como os novos Honda HR-V e City. E também é olhando para lá que saberemos sobre o SUV do Toyota Yaris, que será lançado no Brasil em 2024 com mecânica híbrida.
Não se trata exatamente do Toyota Yaris Cross que já é vendido no mercado japonês e europeu, até porque o Yaris vendido nesses mercados também é completamente diferente do Yaris vendido no Brasil. Eles têm plataformas diferentes e dimensões completamente diferentes, e o novo SUV seguirá o mesmo caminho.
Este novo SUV compacto é especulado para o Brasil há um bom tempo, mas teve como impulso um anúncio de investimento de R$ 1,7 bilhão, destinado à fabricação do modelo em versão híbrida flex na fábrica de Sorocaba (SP). A Toyota também já confirmou que o lançamento no Brasil será em 2024 para se tornar seu híbrido mais barato.
O design deste carro, conhecido como projeto D03B, será revelado no terceiro trimestre, quando será apresentado na Tailândia. Ele será baseado na plataforma DNGA, da Daihatsu, em substituição à bem conhecida TNGA, que é usada nos Corolla e Corolla Cross brasileiros.
Essa simplicidade é refletida em detalhes como o uso de eixo de torção na suspensão traseira e menor rigidez torcional da carroceria, entre outros detalhes. A estética do carro, ainda que até possa seguir a tônica do Yaris Cross vendido na Europa, também tende a trocar elementos visuais por dimensões maiores e mais competitivas em mercados emergentes.
O mais curioso é que representantes da Toyota sinalizaram que o novo SUV será híbrido, mas usará um motor a combustão fabricado na unidade de Porto Feliz (SP). Isso significa o uso do motor 1.5 flex aspirado, que rende 110 cv e 14,9 kgfm, tanto nas versões a combustão, com câmbio automático CVT, quanto nas versões híbridas, nas quais o motor 1.5 não impulsiona o carro.
O SUV compacto da Toyota será responsável por lançar o sistema e-Smart no Brasil. Ele usa o motor a combustão apenas como gerador para alimentar diretamente um motor elétrico, enquanto as sobras são acumuladas em um pequeno conjunto de baterias.
Este sistema já é usado no Toyota Raize desde 2021, mas usando um motor 1.2 a gasolina para alimentar elétrico de 106 cv e 17,3 kgfm. Ele é capaz de entregar a suavidade e o torque imediato típicos de um carro elétrico, ter função one-pedal (que freia o carro totalmente só com a regeneração do motor elétrico) e tem consumo de 28 km/l.
O uso do motor 1.5 representa uma evolução do sistema e-Smart e será comum também aos carros tailandeses. Em 2025, porém, esse conjunto será estendido à nova geração Yaris hatch e sedã por ocasião do seu lançamento no Brasil.
O que também já está definido é a presença de equipamentos de segurança ativa e passiva que hoje são encontrados apenas a partir do Corolla, como assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo ACC, frenagem autônoma de emergência, sistema de aviso de movimento do veículo dianteiro FDA, controle de pedal errado PMC e farol alto automático, além de câmeras de visão 360°.