Novo Jeep Compass surge em primeiro teaser e chega ao Brasil em 2026
Segundo CEO da Jeep, terceira geração do SUV começará a ser produzida na Itália em 2025 com opções "multi-energia" e chega aos outros mercados no ano seguinte
O lançamento da nova geração do Jeep Compass no Brasil já tem data definida. De acordo com o CEO da marca, Antonio Filosa, a terceira geração do SUV começará a ser construída em Melfi, na Itália, em 2025 para atender o mercado europeu, e em 2026 chegará aos outros mercados, como o Brasil.
Junto do anúncio, a Jeep também revelou a primeira imagem oficial do carro. Trata-se de um teaser, onde o novo Compass aparece de perfil e bem escondido pelas sombras. Mas já é possível ver algumas mudanças em seu visual. Um exemplo é a linha de cintura e as caixas de rodas mais demarcadas, que até remetem ao novo Peugeot 3008. Já a lanterna traseira parece estar um pouco mais estreita.
A única informação concreta que temos é que o Compass de nova geração será o primeiro Jeep a estrear a plataforma STLA Medium, que é, justamente, a mesma do Peugeot 3008, e que terá “opções multi-energia”, segundo Filosa. Isso significa que o SUV terá opções a combustão interna, híbridas e totalmente elétrica, afinal, a nova arquitetura é compatível com todas essas motorizações.
Não sabemos ainda, porém, quais serão os motores do novo Compass 2026, tão pouco as que estarão disponíveis no Brasil. É provável que o motor 1.3 turbo de 185 cv e o 2.0 turbo Hurricane de 272 cv sejam mantidos em nosso mercado. No caso do 1.3, ele ainda deve ganhar um sistema híbrido leve ainda em 2024, graças à nova arquitetura Bio-Hybrid que a Stellantis vai estrear no Brasil.
Para versões híbridas superiores, podemos nos basear no ‘irmão’ 3008 vendido na Europa. As versões de entrada do SUV francês usam um 1.2 turbo de 136 cv com um sistema híbrido-leve de 48V. As intermediárias trocam a motorização por um 1.6 turbo híbrido plug-in, que entrega 194 cv de potência combinada e 87 km de autonomia elétrica. Este sim teria espaço no Brasil, pois a Stellantis não prevê a utilização do 1.2 no Brasil.
O Peugeot também está disponível em duas versões elétricas. A primeira tem apenas um motor de 213 cv com bateria de 73 kWh ou 98 kWh. A primeira entrega entrega até 527 km de autonomia, enquanto a segunda chega aos 700 km, de acordo com o ciclo WLTP. Há ainda a versão mais potente com dois motores e tração integral (única do 3008 desse tipo), que chega aos 326 cv.
A Jeep ainda não deu uma data certa para revelar o novo Compass, mas, Kris Cholmondeley, diretor da marca no Reino Unido, teria dado indicações de uma revelação oficial em novembro. Além dele, a marca também prepara o lançamento dos modelos Recon e do Wagoneer S elétrico.