PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Nova geração do Fiat Argo terá plataforma do Peugeot 208 e irmão na Europa

Na reorganização da Stellantis, hatch brasileiro dividirá espaço até com modelos das marcas Alfa Romeo e Lancia

Por Eduardo Passos
27 fev 2023, 09h48
fiat concept centoventi
Conceito Centoventi é inspiração para o Argo (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Recém-lançado na Europa, o Jeep Avenger atraiu, por conta de sua aparência, o simpático apelido de “baby Renegade”. Na verdade, o novo caçula da marca norte-americana está mais próximo do sucessor de nosso Fiat Argo, que por sua vez tem parentesco na distante Sérvia.

A fusão que culminou na Stellantis deu início a um intenso intercâmbio tecnológico entre as marcas do grupo. E é daí que se origina a próxima geração do Argo, que será feita sobre a plataforma CMP, oriunda da antiga fusão entre Citroën e Peugeot. É a mesma base do Avenger – este o primeiro membro de uma família mais ampla.

Jeep Avenger
Avenger é o primeiro de vários carros baseados na plataforma CMP (Divulgação/Quatro Rodas)

Enquanto começa a adotar sua nova plataforma modular STLA – que logo será a base de todo o catálogo – a Stellantis usará a CMP, mais barata e simples, para eletrificar e renovar segmentos sensíveis ao preço, como carros de entrada e mercados de países emergentes.

fiat-concept-centoventi
Fiat Centoventi foi elogiado pelo design e deve ser o ponto de partida para o novo Uno (Divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

É aí que o Argo ganhará sobrevida: o hatch brasileiro será uma adaptação da nova geração do Fiat Panda, que vem sendo desenvolvido na Europa. A equipe de Betim (MG) já colabora com o Velho Continente, a fim de adaptá-lo para as necessidades locais.

O novo Argo será produzido em Minas Gerais a partir de 2025, enquanto o seu irmão será fabricado na Sérvia já no ano que vem.

fiat centovinte
(divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

Dá para esperar mudanças radicais no visual, que, segundo o site Autos Segredos, terá inspiração no carro-conceito Fiat Centoventi. Em termos mecânicos, o Brasil pode almejar versões híbridas leves de entrada e híbridas plug-in no topo de linha. Mas tudo ainda está no campo especulativo.

Até que seja completamente substituída pela STLA Small, voltada para hatches e SUVs compactos, a CMP será explorada ao máximo pelo grupo. A partir dela, são esperados até modelos Lancia e Alfa Romeo. Uma nobreza à qual o Argo nunca imaginou pertencer.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.