A Lancia já está afastada dos holofotes há um bom tempo. Faz alguns anos que a marca italiana está limitada apenas a seu país de origem, vendendo o modelo Ypsilon, um compacto urbano baseado na mesma plataforma do Fiat 500. Mas se existe um lado bom nisso: em breve, veremos o retorno da montadora que foi referência no passado com modelos como o Delta e o Fulvia.
O Lancia Ypsilon será completamente reformulado em 2024, mais precisamente em fevereiro. Aproveitando que também pertence à Stellantis, a nova geração do compacto da Lancia utilizará a arquitetura CMP, que vemos também no Peugeot 208. Mas a maior novidade é que ele terá apenas versões eletrificadas.
Ver essa foto no Instagram
A grande estreia será com a versão elétrica, que ainda não tem muitas informações divulgadas, mas sabemos que ela terá 156 cv e bateria de 54 kWh com alcance de aproximadamente 400 km. Meses depois o compacto ganhará versões híbridas leves, baseadas em versões do motor três cilindros 1.2 de 136 cv e 100 cv.
Também foi divulgado que o lançamento virá junto de uma edição especial limitada a 1.906 unidades, número que faz referência ao ano de fundação da Lancia.
Ver essa foto no Instagram
Mas ainda sabemos pouco do seu design. A Lancia divulgou apenas alguns teasers misteriosos, porém, graças à internet, temos imagens parciais da dianteira e da traseira do novo Ypsilon.
Na frente, podemos ver que os faróis agora são bem pequenos e de formato hexagonal, cada um em uma extremidade. Já os DLRs de LED são finas luzes que contornam a moldura preta da ponta do capô — onde também vemos o nome da montadora. O formato dos LEDs, semelhante a um ‘T’, remete ao formato da grade do antigo Ypsilon a combustão.
A traseira conversa bem com a dianteira. As luzes são igualmente pequenas, porém são ovais. Elas também trazem um desenho em terno em forma de ‘Y’. Há duas peças em preto, uma próxima ao para-brisa e outra quase na base, que dividem o porta-malas em quatro partes. Na moldura preta mais alta podemos observar o nome da montadora, possivelmente escrito em luzes de LED.
Ainda surgiu uma imagem da cabine do Lancia Ypsilon 2024, que revela uma plataforma, quase uma mesa redonda flutuando no meio do console central, abaixo dos botões. Mas as semelhanças com o painel de um Peugeot 208 são notáveis na posição da central multimídia e dos bancos dianteiros.
Além do novo Ypsilon será o primeiro de uma nova leva de carros elétricos da Lancia. De acordo com informações, os próximos modelos da lista são as novas versões dos já consagrados Gamma e Delta, que devem em 2026 e 2028, respectivamente A ideia é que eles se baseiem no conceito Plu+Ra, um modelo bem futurista e com jeito de esportivo que tem autonomia de 700 km.