Mais do que um design mais elaborado ou um acabamento de melhor qualidade, carros de luxo também costumam ter uma complexidade maior em seus sistemas. Mas não é exatamente o que acontece com os Cadillac baseados na plataforma Ultium. E é justamente a semelhança com os Chevrolet que pode viabilizar a estreia da Cadillac de forma oficial no Brasil.
Faz dois anos que a General Motors sugeriu o lançamento da Cadillac no Brasil em um discurso sobre ter uma maior diversificação de produtos na América do Sul. Era apenas o início da implementação da arquitetura Ultium nos carros elétricos do conglomerado.
Agora a plataforma está pronta para estrear no Brasil com o Chevrolet Blazer EV em agosto. Antes do fim do ano ainda estreia o Equinox EV.
Os dois SUVs elétricos são fabricados no México, na unidade de Ramos Arizpe, que se tornou uma das fábricas mais avançadas da GM para a fabricação de carros elétricos. Além disso, é a mesma fábrica que ficará responsável pela fabricação do novo Cadillac Optiq, a partir do último trimestre deste ano.
O Cadillac Optiq tem porte equivalente ao do Blazer EV e foi anunciado em versão com dois motores que somam 304 cv e 49 kgfm, se valendo da modularidade da arquitetura Ultium.
A GM até enviou a influencer brasileira Vic Ceridono para o lançamento global do Optiq, em Paris, há cerca de dois meses.
Contudo, o Cadillac ainda consegue ser bastante diferente do irmão Chevrolet. Além do design completamente diferente, tem acabamento mais esmerado e com materiais de maior qualidade, além de uma enorme tela inteiriça de 33 polegadas que integra quadro de instrumentos, central multimídia e até mesmo comandos do carro em suas bordas.
A produção no México facilitaria a importação do menor dos Cadillac elétrico por um preço competitivo o suficiente para alinhá-lo a modelos equivalentes de Mercedes-Benz, BMW e Audi. E ainda pavimentaria a estreia de outros Cadillac elétricos, como o Lyriq, que tem 3,10 m de entre-eixos e versões com 347 e 500 cv.
E ainda tem o enorme e luxuoso Escalade IQ. O SUV gigantesco abre mão do V8 e adota um par de motores elétricos que somam 760 cv e 108,5 kgfm, com tração integral e e 100″ de telas de ponta a ponta do painel. Mas este carro também está na fila para entrar em produção.
Um fato é que a Cadillac estaria em um bom momento para expandir sua marca para novos mercados: sua gama de produtos tem carros com projeto recente e com a vida útil inteira pela frente. E, ainda que a marca nunca tenha saído do imaginário dos brasileiros graças a carros trazidos por importação independente, pode não demorar muito para que seus carros desembarquem no Brasil por meios oficiais.