Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jeep Compass híbrido faz quase 50 km/l e estreia no Brasil ainda em 2021

Além dos benefícios de sempre da hibridização, sistema permite tração integral sem necessidade de eixo cardan

Por Eduardo Passos
31 jul 2021, 02h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Compass híbrido
    Compass deverá ser o primeiro híbrido da marca Jeep no Brasil (Divulgação/Jeep)

    O Renegade híbrido chegaria ao Brasil até o fim do ano, mas, preterido pela fábrica, o SUV compacto cedeu lugar ao médio Compass como híbrido pioneiro da Jeep no mercado nacional. Isso porque o Compass chegará em breve com versão híbrida plug-in (PHEV), com motor 1.3 turbo aliado ao sistema P1P4, derivado do usado na minivan Chrysler Pacifica.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Eficiente, o arranjo permite tração integral sem necessidade de cardã, já que o motor tradicional cuida do eixo dianteiro e o elétrico movimenta as rodas de trás. Assim, mesmo com motor extra e baterias com (medianos) 11,4 kWh de capacidade, o peso total do SUV chega a aproximadamente 1.800 kg. Ele roda até 52 km sem gastar gasolina.

    Versão híbrida tem tração integral
    (Divulgação/Jeep)
    Continua após a publicidade
    seletores dos modos de funcionamento do sistema híbrido
    Seletores dos modos de funcionamento do sistema híbrido (Divulgação/Jeep)

    Relatos dão conta de potência combinada na casa dos 250 cv e duas unidades vindas da Itália – onde o P1P4 foi elaborado – já estão no Brasil, possivelmente para adaptação ao 1.3 flex nacional.

    Por lá, o 1.3 turbo oferece 180 cv de potência, com 27.5 kgfm (270 Nm) de torque. Combinado com a eletricidade, o conjunto atinge satisfatórios 240 cv, que levam o Compass à máxima de 200 km/h, indo de zero a 100 km/h em 7.5 segundos. O consumo homologado por lá é de 47,6 km/l.

    Continua após a publicidade

     

    O Commander também pode receber o sistema, mas apenas no modelo flex. A versão diesel do sete-lugares, afirma a mídia indiana, contará com hibridização leve via sistema de 48V, responsável por facilitar o funcionamento do virabrequim ao movimentar uma correia dentada.

    Com funcionamento melhorado, o MultiJet 2.0 cumpriria a expectativa dos 200 cv e 40 kgfm, também se adequando às leis ambientais cada vez mais rígidas. Esse modelo deverá ser lançado apenas no meio de 2022 e, mais luxuoso, oferecerá configuração 2-3-2 ou 2-2-2, com cadeiras individuais do tipo capitão na fileira intermediária.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.