A Jeep vem se preparando para ter um carro mais barato que o Renegade no Brasil. Pelo menos uma unidade do Jeep Avenger, que foi premiado como Carro do Ano na Europa, já está no país e vem sendo usado em clínicas em São Paulo.
Clínicas são pesquisas que permitem que o público tenha contato com um produto ainda em desenvolvimento, como é o caso do ‘Mini-Renegade’. De acordo com a KBB Brasil, o Avenger foi apresentado a um grupo de consumidores em potencial ao lado de concorrentes como os Volkswagen Nivus e T-Cross, além de dois ‘primos’ da Stellantis, o Jeep Renegade e o Fiat Pulse.
O site detalhou que a clínica tem duração de três horas e que o design do SUV foi o quesito mais elogiado pelo público. Por outro lado, o acabamento interno foi criticado por conta do excesso de plástico, especialmente na região do painel. Em unidades de pré-série, seria comum um veículo não ser exibido na versão final.
O carro, inclusive, teria o mesmo motor do Fiat Pulse: o 1.0 turboflex T200 com 130 cv e 20,4 kgfm combinado ao câmbio CVT. Contudo, esse mesmo propulsor será utilizado como base para uma versão híbrida convencional, isto é, que tem as baterias recarregadas pelo motor à combustão.
Era para ser só elétrico
Na verdade, o Avenger nasceu para ser o veículo de estreia da Jeep no segmento de elétricos. Apenas Itália e Espanha estavam previstas para receberem versões equipadas com motor à combustão quando o modelo foi lançado, durante o Salão de Paris de 2022. No entanto, a oferta do SUV com motor térmico está sendo expandida, uma vez que as vendas do elétrico derraparam.
O menor SUV da Jeep é baseado na plataforma CMP, a mesma utilizada pelos Peugeot 208 e pelo e-2008, quem lhe empresta o motor elétrico de 156 cv de potência e 26,5 kgfm de torque máximo. A autonomia varia entre 388 e 408 quilômetros. Já a opção a gasolina é baseada em um motor 1.2 de 100 cv na Europa.
O uso da plataforma CMP será estratégico no Brasil. Isso porque, de acordo com o site Auto Segredos, o Jeep Avenger nacional já é conhecido como Projeto 516 e será fabricado em Betim (MG) junto com a nova geração do Fiat Argo, que também usará a plataforma da Peugeot.
O Jeep Avenger tem 4,08 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,52 m de altura. O porta-malas tem 355 litros de capacidade. Para se ter uma ideia, é 18 cm mais curto, 3 cm mais largo e 17 cm mais baixo que o Renegade.
A Stellantis ainda não confirmou oficialmente a fabricação do SUV compacto no Brasil.