Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat Fastback híbrido tem consumo revelado e chega em novembro

Terá motor 1.0 turbo combinado a um sistema híbrido-leve, que também equipará o Pulse; lançamento será em novembro

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 17 out 2024, 15h26 - Publicado em 16 out 2024, 11h00
Fiat_Fastback_Limted 1.3 turbo
 (Divulgação/Fiat)
Continua após publicidade

Após a Stellantis anunciar o lançamento de seu primeiro carro híbrido produzido no Brasil para novembro, surgem imagens confirmando que os Fiat Pulse e Fastback de fato serão os escolhidos, além de revelar a mudança no consumo de combustível para o SUV-cupê.

As imagens e informações foram publicadas pelo perfil stellantis_clube no Instagram. Elas mostram o quadro de instrumentos do Fiat Fastback, no modo de visualização do fluxo de energia do híbrido e na tela principal com o velocímetro. Em todos os casos, a palavra “Hybrid” está escrita na parte inferior e há um contador indicando a carga da bateria. O velocímetro também tem um indicador do lado esquerdo para o quanto de energia está sendo recuperada nas frenagens.

View this post on Instagram

A post shared by @stellantis_clube

A página também revelou o consumo do carro homologado no Inmetro. Utilizando etanol, o rendimento na cidade sobe de 8,1 km/l para 9,6 km/l, enquanto na estrada passa dos 9,7 km/l para 10,9 km/l. É um ganho de 1,5 km/l (e 15,6%) e 1,2 km/l (11%), respectivamente.

Continua após a publicidade
Motor 1.0 GSE Turbo Bio-Hybrid
Motor 1.0 GSE Turbo Bio-Hybrid (Stellantis/Divulgação)

Com gasolina, o consumo no ciclo urbano passou de 11,3 km/l para 12,6 km/l, melhorando 1,3 km/l (10%). Porém, no ciclo rodoviário, segue fazendo 13,9 km/l.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Outra informação revelada pelas fontes do stellantis_clube é que o Fastback receberá uma nova cor azul Amalfi, tonalidade que já esteve disponível para o Pulse. O pefil diz que o sistema híbrido-leve estará disponível somente na versão topo de linha Impetus para ambos – informações anteriores apontavam que também equiparia a configuração Audace.

PlataformaBio-Hybrid2
(Divulgação/Stellantis)

O ganho no rendimento de combustível é maior do que o esperado, considerando que é um sistema de 12V, utilizando um motor-gerador de apenas 4 cv e com uma bateria de íons de lítio de 1 kWh. Esta tecnologia é a mais barata entre os híbridos e será destinada para carros mais acessíveis, tanto que os Peugeot 208 e 2008 também receberão este motor eletrificado no ano que vem.

Continua após a publicidade

Será combinado ao motor 1.0 turbo de três cilindros, que não terá modificações, entregando os mesmos 130 cv e 20,4 kgfm dos modelos atuais. A transmissão também será mantida, com o CVT de sete marchas simuladas. A expectativa é que o sistema MHEV chegue a todos os modelos da Stellantis no Brasil que usam o 1.0 T200.

Além do MHEV, a Stellantis lançará outros híbridos no país, parte da arquitetura Bio-Hybrid. Alguns modelos terão um sistema híbrido completo (HEV), com conceito semelhante aos carros da Toyota, usando um motor elétrico de aproximadamente 20 cv para mover o veículo por mais tempo sem gastar combustível.

Continua após a publicidade
BIO-HYBRID
Plataforma híbrida plug-in tem a mesma concepção do Compass 4XE (Paulo Campo Grande/Quatro Rodas)

Também teremos carros híbridos plug-in, com a nacionalização do sistema usado pelo Jeep Compass 4xe e Grand Cherokee 4xe. Mais robusto, utiliza uma bateria de lítio de 12 kWh, para ter uma autonomia maior do modo elétrico, além de um motor elétrico mais potente. E ainda há a promessa de que a fabricante fará carros elétricos no país, algo para depois de 2026.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.