Corolla Cross de sete lugares será resposta da Toyota ao Jeep Commander
Com segmento dos carros de três fileiras em alta, a Toyota também quer aproveitar e, de quebra, atacar o Jeep Commander
Quase raridades em nosso mercado, as opções com sete lugares estão em franco crescimento. O próximo lançamento deverá vir da Toyota, que prepara uma versão alongada do Corolla Cross, com dois assentos extras.
O chamado projeto 340D está em desenvolvimento na Índia, onde a fabricante japonesa acaba de ampliar a capacidade da sua fábrica de 400.000 para 500.000 unidades anuais. Esse excedente será destinado ao novo modelo, como informam a agência Reuters e a Autocar India.
O Corolla Cross ampliado manterá a plataforma TNGA-C, mas seu entre-eixos deve ser aumentado cerca de 15 cm. Também pode haver melhorias na suspensão, com uso de conjunto multilink que já equipa o SUV nos Estados Unidos. Além disso, a imprensa indiana destaca que a novidade será vendida em outros países, e o Brasil (segundo, apuramos) acaba sendo candidato natural.
Por aqui, a Toyota vem testando sistema híbrido plug-in, que é uma evolução do conjunto usado atualmente nas variantes sedã e SUV do Corolla. O resultado final será produzido nacionalmente, com motor flex e outro, claro, elétrico.
Sabemos que os híbridos plug-in nacionais estrearão, no máximo, em cinco anos. Os beneficiados pela tecnologia serão justamente o Yaris Cross e a família Corolla – que pode crescer não apenas com o utilitário de sete lugares (mais barato que o SW4 e rival do Jeep Commander), mas também até com uma picape intermediária.