A Volkswagen está intensificando os testes com seu mais novo SUV de entrada, o VW Tera. Será uma alternativa mais barata aos T-Cross e Nivus (que será reestilizado ainda neste ano) para reforçar a rivalidade com Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro SUV do Onix.
Desta forma, aparenta estar se formando um segundo escalão no segmento de SUVs compactos. São modelos com uma relação mais estreita com os hatches das respectivas marcas, mas com alterações técnicas mais robustas do que aquelas vistas nos antigos hatches aventureiros.
O VW Tera não é muito diferente disso. A diferença é que a base do seu projeto foi o Skoda Fabia, um primo do VW Polo que emprestará algumas peças e ajudará, inclusive, a ser maior que o Polo.
Há, inclusive, uma versão Skoda do mesmo projeto sendo desenvolvida para o mercado indiano e com diferenças significativas na traseira para ficar abaixo dos 4m de comprimento, por conta da legislação local.
Isso porque o SUV Tera terá dimensões próximas do Fabia, um hatch com 4,10 m de comprimento (mais que os 4,05 m do Polo) e os mesmos 2,56 m de entre-eixos do Polo e do Nivus, também baseados na plataforma MQB A0. Por isso, também não terá um grande porta-malas como o Nivus (que tem 4,26 m de comprimento).
O flagra do leitor Rodrigo Zaratin, feito na região de Taubaté (SP), mostra como o VW Tera tem uma coluna C grande e para-lamas largos nessa região para acompanhar a linha de cintura ascendente. Este é um recurso de design também usado pelos rivais para ter porte.
Outro recurso é o vidro traseiro menor e em posição mais elevada, a tampa do porta-malas menor e o para-choque traseiro mais elevado. Lanternas e faróis interligados por barra de leds entram na decoração, seguindo o estilo dos outros VW mais recentes.
O local dos testes não surpreende: o Tera será fabricado na unidade de Taubaté ao lado das versões mais baratas do Polo no início de 2025.
Um ponto importante é que, desde o início, o projeto está adaptado para os planos de híbrido flex da marca, mas com um motor elétrico menor, num arranjo híbrido leve. Contudo, os motores mais cotados para o lançamento é o 170 TSI, o 1.0 turbo com 116 cv e 16,8 kgfm já presente no Polo.
Em termos de preço, a Volkswagen deve ser agressiva, posicionando o Tera como seu utilitário esportivo mais barato à venda. Ocuparia uma faixa entre os R$ 100.000 e R$ 120.000, ocupando exatamente a lacuna entre os Polo e T-Cross.