Os dois primeiros meses de 2023 tiveram seus holofotes roubados pela nova Chevrolet Montana, que chegou ao mercado com preços competitivos e um posicionamento capaz de comprar briga com diferentes modelos de picapes à venda. Mas não acaba por aí.
QUATRO RODAS teve acesso a documentos que revelam a Montana RS, versão com apelo esportivo, já registrada no Ministério dos Transportes. Sua estreia, é questão de tempo: concessionárias Chevrolet, inclusive, já podem fazer pedidos da versão esportivada.
Mudanças da linha RS são majoritariamente estéticasA receita é bem conhecida: como aplicado aos Onix, Equinox e Cruze RS, a Montana deve ter a grade frontal revestida de cromado escurecido, além de ganhar máscara negra no conjunto de iluminação e a gravatinha da Chevrolet em preto. É provável que o emblema com as letras RS esteja na grade e na cabine dupla.
A linha esportivada da GM, sempre frisa a fabricante, é balizada por pesquisas de mercado que a relacionam a um consumidor urbano. Isso é especialmente útil no caso da Montana: ainda que a caminhonete já seja bem adaptada a cenários que passam longe do imaginário off-road de uma picape, os compradores da Chevrolet Montana RS tendem a ser gente mais habituada ao asfalto. Mas não espere por mudanças mecânicas.
Manter o motor 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm, além do câmbio automático de seis marchas, não é um problema. Em nosso teste, a Montana Premier revelou ser mais rápida que as Renault Oroch 1.3 turbo de 170 cv e que a Fiat Toro 1.3 turbo com 185 cv: foi de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. É, portanto, mais rápida que o Chevrolet Onix RS, que precisou de 11,2 segundos para atingir os 100 km/h.
Ainda não há data de chegada da nova Chevrolet Montana RS. O sucesso das primeiras ativações da GM no Big Brother Brasil 23, entretanto, podem estimular a empresa a apresentar a novidade ainda durante o programa, que termina em maio.