Nos últimos anos, as fabricantes chinesas investiram muito dinheiro em equipes de design, contratando estrangeiros de outras marcas para acabar com a fama de que seus carros são clones de modelos famosos. É uma surpresa ver a Chery aparecer com uma cópia em 2024, preparando-se para lançar o Chery Tiggo 7 Sport na China.
Diferentemente do que acontece no Brasil, onde o Chery Tiggo 7 Sport é uma versão de entrada para o SUV médio, na China o modelo será uma edição diferente. Por sinal, o design claramente inspirado no Range Rover Evoque vai garantir essa diferenciação.
A inspiração nem mesmo é o Tiggo 7, mesmo que tenha o mesmo nome. O ponto de partida do projeto foi o Chery Tansuo 06, que por sua vez deu origem ao Jaecoo 7, um dos carros que a Omoda|Jaecoo venderá no Brasil a partir de 2025.
Fotos do Tiggo 7 Sport começaram a circular pelas redes sociais na China e diversos sites locais apontam que o lançamento acontecerá em setembro, afirmando que o SUV já está em algumas concessionárias.
A maior parte de seu design é igual a do Tansuo 06 e Jaecoo 7, como os finos faróis retangulares com desenho interno de xadrez ou as lanternas compostas por uma barra horizontal iluminada. O interior também é o mesmo, com uma multimídia vertical bem larga e quadro de instrumentos digital.
O que o torna um clone do Evoque é sua dianteira. Adotou uma grade colmeia em forma de trapézio, enquanto para-choque recebeu um skid plate e uma entrada de ar logo abaixo. Não tem as passagens de ar nas laterais do para-choque, colocando os faróis principais no lugar, o que ainda lembra o Land Rover.
Até o momento, não há informações sobre sua motorização. O mais provável é que use o mesmo motor que o Tansuo 06, adotando um 1.6 turbo de 197 cv e com transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas.
É um carro bem diferente do que temos no Brasil em todos os aspectos. O modelo nacional usa o motor 1.5 turbo de 150 cv compartilhado com o Tiggo 5X e câmbio CVT.
O mais curioso é que a Chery copiou justamente a Land Rover, que é sua parceira. As duas fabricantes possuem uma joint-venture na China há 12 anos e assinaram um novo acordo de cooperação recentemente, com a empresa chinesa cedendo duas plataformas para a inglesa, para acelerar o desenvolvimento de seus futuros híbridos e elétricos.