Cadillac Lyriq e Optiq já estão no Brasil e participam de clínicas
Marca de luxo da GM continua a avaliar uma possível entrada no mercado brasileiro com modelos elétricos
Os planos da General Motors para vender os carros da Cadillac no Brasil estão avançando. Após anos de promessas, a fabricante trouxe algumas unidades para o país e está realizando clínicas com influenciadores antes de decidir se trará a marca de luxo ao mercado brasileiro.
Em seu perfil no Instagram, o fotógrafo Victor Collor publicou um vídeo em que mostra os SUVs elétricos Lyriq e Optiq, em um convite feito pela própria Cadillac. No texto, Collor cita que ambos estão em estudo no Brasil. É a segunda vez que a GM faz uma ação do tipo com influenciadores. Em maio, a empresa levou a empresária Vic Ceridono para a apresentação global do Optiq, realizada em Paris (França).
QUATRO RODAS entrou em contato com a GM, que explicou a ação. “A Cadillac é uma marca icônica e admirada globalmente. A recente postagem do influenciador refere-se a uma clínica de produto realizada para avaliar percepções e interesses do mercado local. Seguimos analisando o cenário e as oportunidades em diferentes segmentos para compreender o interesse dos consumidores”, disse a empresa em nota.
O trabalho com dois influenciadores ligados ao luxo mostra o intuito da fabricante de entender se a Cadillac teria espaço entre as outras marcas premium e como os clientes veem a marca no país. É um segmento bem restrito e que a GM não teve muito sucesso quando tentou posicionar alguns modelos em uma faixa de preços semelhante – um problema que todas as marcas generalistas enfrentam.
Há poucas semanas, o tema voltou a tona após o site GM Authority publicar uma reportagem afirmando que a Cadillac seguia em estudos no Brasil e que queria vender o Lyriq e o Escalade IQ, versão elétrica do SUV grande. A publicação ainda citou a possibilidade do Escalade chegar também em uma variante com motor a combustão, além da versão estendida IQL.
Logo em seguida, a GM abriu pelo menos uma vaga de emprego no Brasil ligada a canais de venda de alto luxo. As coisas realmente estão tomando forma.
A GM tem mostrado interesse em trazer a Cadillac ao Brasil desde 2012, quando o ex-presidente da fabricante no país, Jaime Ardilla, deu uma entrevista coletiva no Salão do Automóvel de São Paulo e disse que estudava vender a marca de luxo por aqui. O tema voltou a tona em 2022, quando Santiago Chamorro, o atual comandante da empresa para a América do Sul, declarou que a GM “avaliava novas oportunidades de negócio na região tendo em vista uma maior diversificação.”
Na ocasião, QUATRO RODAS já havia apontado que o Lyriq era um dos carros mais cotados para iniciar a operação e que poderia custar algo na faixa de R$ 550.000, ajudando a enfrentar os elétricos europeus. Era o único carro elétrico da marca à venda àquela altura.
O Optiq seria a opção de entrada da linha elétrica, por ser feito no México, deixando de pagar alguns impostos por conta do acordo comercial que tem com o Brasil.
Tanto o Optiq quanto o Lyriq compartilham plataforma com os Chevrolet Equinox EV e Blazer EV, e esta semelhança pode ajudar no lançamento de ambos. O Optiq é vendido com baterias Ultium de 85 kWh, o que entrega uma autonomia de até 486 km pelo ciclo de testes norte-americano. Tem três opções de motorização, duas delas com um motor único de 204 cv ou 245 cv, e uma com dois motores, tração integral e 305 cv.
Já o Lyriq conta com 345 cv na versão de tração dianteira e 510 cv na variante de dois motores e tração nas quatro rodas. Ambas usam uma bateria de 100,4 kWh, permitindo que rode por até 505 km.