Acidente bizarro na França pode ter revelado segredos do novo Fiat Argo
Lancia Ypsilon de nova geração foi roubado e acabou antecipando muito do que será a nova geração do Fiat Argo e do Fiat Panda, que estreiam até 2026
A pequena cidade de Montbéliard, no leste da França, não tem nada a ver com Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Mas um acidente bizarro envolvendo um carro protótipo traçou destinos e projetos de maneira única.
Tudo começou há cerca de um mês, quando um carro misterioso foi roubado de um caminhão que circulava pela região. Em paralelo, na terça-feira (13), a polícia local recebeu a informação anônima de que um veículo estava no fundo de um lago. Os bombeiros encontraram-no e o caos se instalou.
Não espere reconhecer o carro resgatado da água, pois ele ainda não foi apresentado ao público. Estamos falando da nova geração do Lancia Ypsilon, que busca ressuscitar o compacto da marca italiana, até hoje abalada pela crise financeira da Fiat no início dos anos 2000.
O novo Ypsilon é a forma que a Stellantis encontrou de revigorar a Lancia, aproveitando seu apelo em meio aos italianos, principalmente. Sua apresentação, até então, estava prevista para fevereiro, mas as fotos do resgate adiantaram muita coisa do carro.
Não por acaso, a Lancia começou a divulgar teasers do novo Ypsilon. A fabricante também adiantou que seu novo carro será revelado primeiro cm versão elétrica, como parte da série especial Cassina Limited Edition, limitada a 1906 unidades numeradas.
Irmão do novo Fiat Argo 2026
Além da bizarrice em si, o fato serve para os brasileiros de outra forma: para diminuir custos, a Stellantis vem projetando modelos que são praticamente iguais em seus “núcleos”; compartilham plataforma, motores, partes do interior e muito mais. Muda principalmente o formato da carroceria, cujo design, aí sim, é adaptado à marca e público-alvo do veículo.
Um dos pivôs dessa estratégia é a plataforma CMP dos Peugeot 208 e Citroën C3, que recentemente deu vida ao novo Jeep Avenger, é amplamente utilizada pela Peugeot e servirá à Opel também. Sâo veículos compactos, quase gêmeos entre si no que tange além das aparências. E a próxima geração do Fiat Argo será um desses.
Por volta de 2025 ou 2026, o hatch brasileiro se transformará profundamente. À base da CMP, ganhará visual cujas dicas já estão no novo Ypsilon, com mais “jeitão” de SUV ainda que seja um compacto. Outras soluções, como as maçanetas embutidas na coluna C, podem ser aproveitadas. E o cabo de carregamento no porta-malas reforça que mais e mais lançamentos serão eletrificados.
O nosso Argo será quase um gêmeo do novo Fiat Panda, mas aproveitará o motor 1.0 turbo flex da Stellantis, sendo pelo menos um híbrido leve. Não se surpreenda se porções estruturais como as caixas de rodas, colunas e capô do novo Lancia seja repetidos no modelo feito em Betim (MG). Graças a um ladrão atrapalhado, haverá um dejà vu bem francês.