Nissan Frontier se inspira nos chineses e vira picape híbrida anti-BYD Shark
Baseada na Dongfeng Z9, Frontier Pro será vendida no mercado global com 415 cv de potência, eixo rígido e mais de 1.000 km de autonomia total

Apesar do momento difícil, a Nissan não deixou suas ambições de lado e vai usar sua divisão chinesa para lançar uma nova picape no mercado global. Apresentada no Salão de Xangai, na China, a Frontier Pro será a caminhonete média híbrida dos japoneses, feita na China e para os chineses, mas com ambição de alcançar outros mercados.
O nome Frontier é forte e conhecido em boa parte do mundo, já que em alguns países ela é chamada de Navara. Porém, ela se distancia muito da picape média que conhecemos e, diferente da sua próxima geração que será baseada na Mitsubishi Triton, e Frontier Pro usa tecnologia chinesa.
Sendo mais específico, a picape híbrida plug-in é uma versão da Dongfeng Z9, fruto da joint venture entre a Nissan e a montadora chinesa. No design podemos ver muito dessa semelhança com algumas adaptações.
O conjunto óptico dianteiro, por exemplo, é muito parecido, mas na Frontier ele troca o desenho em forma de “Z” por barras de led. Na grade também temos algumas alterações, como a grande barra na cor do veículo centralizada, que abriga o logo da Nissan iluminado.
A traseira também mantém o layout da picape original. As lanternas são verticais e há um friso preto cortando a tampa da caçamba. A principal diferença é que a Nissan colocou duas luzes de nessa peça para a Frontier híbrida, além do nome da marca iluminado.
Ao todo, a Frontier Pro mede 5,52 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,95 m de altura e entre-eixos de 3,30 m. Seu peso fica entre 2.500 e 2.540 kg, dependendo da versão e todas vêm com rodas de 18″.
Seu interior se assemelha mais ao de um carro elétrico. Todo o acabamento é em tons claros e o painel abriga duas grandes telas, uma para o quadro de instrumentos digital e outra para a central multimídia. Há também estribos elétricos e teto solar painel panorâmico, esse último um item bem incomum em picapes.
A motorização é composta por um motor 1.5 turbo a gasolina e um outro motor elétrico. Juntos eles entregam 415 cv e 81,57 kgfm, enquanto a transmissão é automática híbrida DHT.
A Nissan, porém, ainda não especificou a bateria que será usada no conjunto, mas a promessa é que ela rode até 136 km em modo exclusivamente elétrico e chegue a uma autonomia total de 1.046 km, com médias de 14,9 km/k, segundo dados da fabricante.

A seu favor, a Frontier PHEV tem tecnologia V2L, que permite fornecer sua energia para dispositivos externos. Falando de suas capacidades off-road, sabemos que ela terá suspensão de eixo rígido e 4×4 reduzida, além de modos de diferentes modos de condução.
Apesar do foco no público chinês, a Frontier Pro ganhará o mundo. A própria marca anunciou durante a revelação do modelo que ele será vendido em outros países, mas ainda não disse quais. No Brasil, ela se tornaria concorrente direta da BYD Shark, única picape PHEV vendido por aqui até o momento.