1º VW Virtus: 99,1
Segunda aparição na pesquisa e segundo título entre os sedãs compactos. O Virtus só tem razão para comemorar.
Mas por muito pouco ele não precisou dividir a taça com o Yaris, que ficou a mísero 0,2 ponto de distância do modelo da VW.
O que surpreendeu de verdade foi o número de atributos em que ele foi o melhor em relação aos demais irmãos de grupo: 13 de um total de 23. E a maioria teve índice acima de 100, como porta-malas (110,2), design (106), acesso aos comandos (105,9), espaço interno (105,6) e tamanho da rede autorizada (104,5).
E onde o Virtus não foi melhor, ficou acima da média do segmento, com exceção da confiabilidade da marca (92,9, abaixo da média) e acabamento interno (86,3), este, sim, um grande problema, já que foi a pior avaliação da categoria.
Pontuação no anterior: 100,9
Os elogios:
- Porta-malas
- Design
- Espaço Interno
As críticas:
- Acabamento interno
“É um carro excelente, com boa dirigibilidade e boa resposta nas retomadas. Estou muito satisfeito.” Luis Henrique Perdoncini dos Santos, Redentora (RS)
Faltou pouquinho para o Yaris garantir uma vitória logo na sua estreia.
Ainda assim, tem muito do que se orgulhar, especialmente das avaliações positivas referentes à confiabilidade da marca (99,4), ao acabamento interno (98,9) e ao custo do seguro (96,3), os itens mais celebrados entre todos os sedãs compactos.
Pontuação no anterior: –
3º Fiat Cronos: 97,8
Tal qual o Yaris, o Cronos é outro estreante em 2019.
Ao contrário do Toyota, porém, ele só foi o melhor de todos no nível de equipamentos (101,6).
Mas recebeu várias notas altíssimas, como porta-malas (109,1, perdendo só para os 110,2 do Virtus) ou espaço interno (103,5, de novo menos que os 105,6 do Virtus).
Achar defeitos aqui não é fácil, pois ele ficou acima da média em quase tudo.
Pontuação no anterior: –
4º Nissan Versa: 96,2
Se você não gosta do visual do Versa, saiba que não está sozinho. Até quem possui um reclama disso: o design é de longe o maior defeito do carro, segundo os entrevistados.
Com a nota de 98, o Nissan ficou distante da média do grupo (102,9) e até do penúltimo lugar nesse quesito, o Prisma (101,2).
Se serve de consolo, o Versa é superior aos demais em durabilidade das peças (96) e preço de compra (95,2).
Pontuação no anterior: 95,7
5º Ford Ka Sedan: 96,0
A desigualdade social é um bom retrato do Ka Sedan.
Em alguns momentos, ele vive num mundo de fazer inveja aos colegas, como rapidez de arranque (107,7), porta-malas (107,3), acesso aos comandos (105,5) e design (105,1).
Em outras situações, é um clima de desalento, que é o caso do valor de peças (83,6), do nível de ruído (84,5) e do preço de compra (86,3).
Pontuação no anterior: –
6º Chevrolet Prisma: 94,4
Os questionários mostram que seus proprietários passaram boa parte do tempo falando das suas decepções, já que todos os pontos analisados ficaram abaixo da média, exceto três deles: tamanho da rede autorizada (101 contra 99,7 do grupo), confiança no fabricante (96,6 x 95,1) e valor de revenda (97,1 x 94,6).
Pontuação no anterior: 95,5
7º Hyundai HB20S: 93,1
Pobre do dono do HB20S. Ultimamente ele anda meio insatisfeito.
A nota do carro caiu 2,2 pontos de um ano para o outro, o que fez dele o último colocado da categoria.
Acabou colecionando um monte de notas vermelhas no seu boletim: foi o pior em dez critérios, com destaque para consumo urbano (76,2), preço de compra (83,8) e seguro (84,5)
Pontuação no anterior: 95,3