1º Nissan Kicks: 97,3
Nenhuma outra categoria tem tantos competidores quanto a dos SUVs.
Como a seleção para participar da pesquisa é feita a partir dos modelos mais vendidos do país, nada mais natural do que ver os utilitários esportivos dominarem Os Eleitos.
E foi nesse ambiente superconcorrido que o Kicks sagrou-se campeão, depois de derrotar outros oito adversários. Mais impressionante é que ele conquista o título do segmento pelo terceiro ano consecutivo.
Ao contrário de outras edições, esta vitória foi suada: Kicks e outros quatro adversários ficaram separados entre si por apenas 0,8 ponto.
Assim, fica claro que os detalhes fizeram a diferença. Entre eles, ter o porta-malas mais elogiado do grupo (104,5) e o melhor consumo urbano da turma (92,8 contra 83,3 da média). Também foi muito bem em design (105,5), junto do Captur (105,8) e do Compass (105,7).
Pontuação no anterior: 100,1
Os elogios:
- Porta-malas
- Design
- Consumo Urbano
As críticas:
- Preço de compra
“O Kicks é um excelente veículo: confiável, bonito, econômico e prático.” Márcia Nogueira Carvalho Arantes, Coxim (MS)
2º Chevrolet Tracker: 97,0
Não fosse por 0,3 ponto, o Tracker teria ficado com a faixa de campeão no seu retorno a Os Eleitos – ele não participava da pesquisa desde 2016.
A razão do sucesso está em quatro pontos fortes, a maioria ligada ao comportamento dinâmico: tamanho da rede autorizada (104,6 contra 98,8 da média do segmento), facilidade de ultrapassagem (103,6 x 94,9), rapidez de arranque 103,5 x 100,4) e estabilidade (100,4 x 96,3).
Pontuação no anterior: não apareceu
3º Jeep Compass: 96,9
Eis um modelo que desperta amor e ódio – nas mesmas pessoas. De um lado, elas não se cansam de celebrar suas qualidades. Acesso aos comandos (106,6), espaço interno (104,8), visibilidade (103,5) e consumo rodoviário (99,4) são os itens em que o Jeep bate todos os SUVs.
No outro extremo, é o pior da turma quando o tema vai para o lado da confiabilidade do fabricante (90,3), durabilidade das peças (90,5), facilidade de ultrapassagem (91,2) e rapidez de arranque (94,6).
Pontuação no anterior: 96,9
4º Honda HRV: 96,5
HR-V e Creta empataram em quarto lugar e por razões semelhantes. No Honda, o espaço é o ponto alto, tanto o interno (104,5 ante 100,9 da média) quanto o do porta-malas (103,4 x 97,8).
Mas não escapou das críticas em preço de compra (83,2 x 90,7) e nível de equipamentos (92,8 x 95,8).
Pontuação no anterior: 97,6
4º Hyundai Creta: 96,5
O Creta não só alcançou a mesma posição do HR-V na categoria como foi embalado também por porta-malas (101,1 x 97,8 da média) e espaço interno (101,6 x 100,9).
As fraquezas, no entanto, são diferentes, como o consumo de combustível urbano (78,0 x 83,3) e rodoviário (88,2 x 93,2).
Pontuação no anterior: 98,7
6º Renault Captur: 95,8
Quando a conversa é custo, os donos de Captur logo abrem um sorrisão. Ele é quase imbatível em seguro (100,9), preço de compra (95,1) e das peças (91,4) – e ainda agrada como nenhum outro em design (105,8).
Mas é a maior decepção em consumo urbano (74) e rodoviário (86,6) e acabamento (89,4).
Pontuação no anterior: não apareceu
7º Ford EcoSport: 95,7
Seu dono vive uma montanha-russa de emoções. É o melhor de todos em rapidez de arranque (105,1) e nível de equipamentos (99,2) e o pior em espaço interno (92,6) e visibilidade (95,5).
Nesse sobe e desce de sentimentos, ficou mal colocado no grupo, com um sétimo lugar.
Pontuação no anterior: 96,4
8º Jeep Renegade: 95,4
Ele parece que tem dupla personalidade. Às vezes, encanta o motorista de modo avassalador. É assim com design (104,6 x 102,5) e acabamento interno (101,6 x 95,6).
Em outros momentos, chega a causar raiva, que é o caso de consumo na cidade (78 x 83,3) e espaço do porta-malas (87,4 x 97,8).
Pontuação no anterior: 94,7
9º Renault Duster: 94,8
Não bastasse o Duster ser o último dos SUVs, ainda foi o 28o colocado dos 34 da classificação geral.
Portanto, nada mais lógico o Renault se destacar pelos aspectos negativos, como valor de revenda (87,5 x 94,3 da média), nível de ruído (89,1 x 93,5 da média) e consumo rodoviário (90,9 x 93,2).
Pontuação no anterior: não apareceu