Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW Virtus GT é lançado por equivalente a R$ 98.000 e bem semelhante ao GTS

Versão GT já havia sido adiantada pela Volkswagen indiana e, agora, chega às lojas trazendo aquilo que perdemos para o Virtus Exclusive

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 3 jul 2023, 16h42 - Publicado em 3 jul 2023, 16h40

O projeto é brasileiro, mas o Volkswagen Virtus já é um carro internacional. Antes mesmo do Brasil e América Latina ganharem a nova versão do sedã reestilizado, ele já havia sido introduzido nos mercados asiáticos como a Índia, adiantando as mudanças que teríamos aqui.

 

 

E é em terras indianas que o Virtus lança uma nova versão que já havia sido apresentada e, agora, chega às lojas podendo dar saudade aos brasileiros. Desde que o sedã foi reestilizado, em fevereiro deste ano, perdemos a esportiva versão GTS, que ocupava o topo da linha e foi substituída pela Exclusive, com um apelo mais luxuoso.

virtus indiano
Assim como o brasileiro, virtus indiano se baseou no visual do Jetta (Divulgação/Volkswagen)

Na Índia, o Virtus é dividido em duas linhas: Dynamic e Performance. Pelo nome já dá para perceber que a segunda é mais focada em desempenho, por isso, é equipada com o motor 1.5 TSI EVO de 148 cv e 25,49 kgfm, que tem o sistema Active Cylinder, capaz de desabilitar dois cilindros do motor quando o carro atinge velocidade de cruzeiro. Enquanto isso, as versões da linha Dynamic tem motor 1.0 TSI, que é um pouco mais fraco que o nacional, com potência de 115 cv e 18 kgfm.

Continua após a publicidade

 

 

Lembrando que no Brasil o Virtus é vendido com três opções de motor. As versões mais básicas usam o 170 TSI, motor 1.0 turbo do antigo Up! melhorado para chegar aos 116 cv. Quanto às versões Comfortline e Highline, elas usam o 200 TSI, que também é um 1.0 turbo, mas que rende 128 cv. Por último, a Exclusive é equipada com o 1.4 turbo 250 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm e é essa que está mais próxima dos topo de linha indiana.

virtus gt india
VW Virtus GT indiano (Divulgação/Volkswagen)

Por lá, a linha Performance resgata um pouco da esportividade do finado Virtus GTS brasileiro. Na verdade, é como se as versões indianas estivessem um degrau abaixo do esportivo nacional, principalmente, porque trazem menos adereços visuais. Não há, por exemplo, a famosa faixa vermelha na grade, como tínhamos no GTS, mas em compensação o sedã asiático ostenta uma assinatura GT na dianteira.

Continua após a publicidade
virtus
O Virtus GT está um degrau abaixo do GTS que era vendido no Brasil. A grade, por exemplo, não tem a tradicional linha vermelha, mas traz o emblema com o nome da versão (Divulgação/Volkswagen)

O Virtus GT é oferecido em três versões na Índia. A mais completa é a Plus e está disponível com câmbio manual de seis marchas, além do automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. A de entrada é a recém-lançada GT DSG, que oferece a mesma motorização da mais cara, mas com um pacote de equipamentos mais singelos.

Cromado também foi aplicado na linha de cintura e nas maçanetas

Continua após a publicidade

Mesmo sendo a versão mais básica, ela foi lançada pelas mesmas 1.600.200 rúpias, algo em torno dos R$ 98.000, do Virtus Dynamic mais caro. Por isso o Virtus GT DSG traz um bom conjunto de equipamentos, como carregador sem fio, multimídia de 10’’ com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som com oito alto falantes, seis airbags, controle de estabilidade e tração e assistente de rampa. 

virtus
Já o interior do modelo indiano é idêntico ao do Brasileiro, mas com detalhes em vermelho (Divulgação/Volkswagen)

No Brasil, a versão Exclusive tem o mesmo nível de acabamento dos Virtus GT indianos mais caros e custa R$ 147.790. Ela foi criada para substituir as versões básicas do Jetta, que atualmente só é vendido na versão GLi 2.0 por R$ 232.390. A introdução de uma variante mais esportiva para o Virtus nacional viria bem a calhar e ajudaria a diminuir ainda mais a lacuna de preço entre os sedãs da Volkswagen.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.