Lançado há quase três meses no Brasil, o Up estreou apenas na carroceria de quatro portas. Agora é a vez de duas importantes novidades chegarem às concessionárias da VW: a versão de duas portas e o câmbio automatizado I-Motion, por R$ 30.990.
O Up duas portas será vendido nas versões Take Up e Move Up. Com preço inicial de R$ 26.900, o modelo custa R$ 2 mil a menos que a opção com quatro portas – no caso do Move Up, os valores pedidos são de R$ 28.300 (2p manual), R$ 30. 990 (2p I-Motion), R$ 30.300 (4p manual) e R$ 32.990 (4p I-Motion). As opções High Up (manual: R$ 34.990; I-Motion: 37.760) e Black/Red/White Up (manual: R$ 39.590; I-Motion: R$ 42.160) permanecem apenas na carroceria de quatro portas.
Como na versão quatro portas, o Up duas portas é 6,5 centímetros maior que o europeu. As janelas traseiras são do tipo basculante, com abertura parcial para ventilação. Já os bancos dianteiros trazem duas hastes nas laterais para facilitar o rebatimento. Salvo pela óbvia exclusão das portas traseiras, o interior do carro é o mesmo nas duas opções de carroceria.
A transmissão automatizada I-Motion (conhecida pelo código SQ100) é oferecida a partir da versão Move Up. Segundo a marca, a caixa pesa aproximadamente 30 quilos, sendo uma das mais leves já construídas. Embora não seja um câmbio automático, e sim automatizado, o Up traz o modo “D”, no qual assume a troca das marchas. É possível realizar trocas sequenciais na alavanca selecionando o modo “M” – a comodidade das borboletas atrás do volante só vem a partir da linha Gol -, mas neste caso a responsabilidade é toda do motorista: o sistema só interfere em caso de segurança.
Segundo a VW, o Up I-Motion precisa de 12,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h se estiver abastecido com etanol – o tempo sobe para 13 segundos com gasolina. Estas marcas são pouco inferiores aos números obtidos pela versão com o câmbio manual de cinco marchas MQ200: 12,4 segundos com etanol e 12,6 segundos com gasolina. Curiosamente, a velocidade máxima do modelo automatizado é maior, chegando a 168 km/h contra 165 km/h do Up manual, sempre utilizando etanol.