Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

VW suspende entregas do novo Golf por falha em sistema de emergência

Fabricante detectou um problema no programa de chamadas emergenciais do hatch médio. Atualização deve ficar pronta só daqui a um mês

Por Redação Atualizado em 18 Maio 2020, 16h51 - Publicado em 18 Maio 2020, 16h48
Versão R-Line tem visual incrementado por pequenos adereços estéticos Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen decidiu suspender as entregas da oitava geração do Golf na Europa, devido à detecção de uma falha no programa que permite a realização de chamadas de emergência a partir do veículo.

Ele faz parte do sistema de conectividade da marca OCU3, e é um tipo de serviço obrigatório no continente desde 2018.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

O fabricante ainda não teria definido qual a duração da suspensão das entregas a clientes que já compraram o veículo, nem se irá também suspender novas vendas.

O que se sabe é que a atualização do software deve estar disponível somente daqui a um mês, entre os dias 18 e 21 de junho. As opções de procedimento são um recall convencional ou um “recall branco”.

Em teoria, novo Golf deveria permitir a realização de chamadas emergenciais de dentro do veículo Divulgação/Volkswagen

Já a produção do modelo na fábrica de Wolfsburg deve ser mantida em ritmo normal.

Continua após a publicidade

Para tanto, a VW estocará as unidades fabricadas até efetuar a atualização em massa do sistema e, então, entregar os veículos aos compradores que estiverem aguardando da maneira mais célere possível.

Vale lembrar que as fábricas da companhia em terras europeias estão gradativamente voltando à ativa após paralisação forçada pela pandemia do novo coronavírus.

  • A Skoda, marca tcheca subsidiária do grupo, também decidiu suspender as entregas da família Octavia, que compartilha a plataforma MQB A do novo Golf e também a sua central de conectividade.

    Outros modelos que herdam a arquitetura do Golf 8, como a nova geração de Audi A3, hatch e sedã, e o Seat León, também estão sendo analisados pela empresa e podem sofrer interrupção semelhante.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Continua após a publicidade
    Publicidade