A Volkswagen revelou os detalhes de sua nova gama de motores 1.5 TSI que substituirá, a médio prazo, os atuais 1.4 TSI. As primeiras unidades deverão equipar a reestilização do Golf, cotada para estrear ainda este ano. Ainda não há previsão de estreia no Brasil.
O novo motor 1.5 TSI que, como sugere a sigla, é acompanhado de turbo e injeção direta, estará disponível em duas configurações diferentes: com 130 e 150 cv de potência. No caso da primeira, serão 20,4 mkgf de torque a um regime inicial reduzido para 1.300 rpm. Os dados de torque da opção mais potente não foram divulgados.
Leia mais:
>> Carro turbo: querendo ou não, você ainda terá um
Sua construção envolve novas turbinas de geometria variável, itens até então presentes apenas nos novos Porsche 911 Turbo e 718 Boxster S. O turbocompressor adota pás direcionais que se ajustam automaticamente para que o motor possa entregar, em conjunto com a orientação do fluxo dos gases de escape, uma máxima eficiência de propulsão. Com isso, o Grupo Volkswagen aponta para uma possível popularização do sistema. Além disso, a versão de 150 cv é dotada de cilindros revestidos em um material que permite a redução de atrito nos anéis do pistão.
Tudo isso, de acordo com a Volkswagen, resultará em motores até 10% mais eficientes em relação aos atuais 1.4 TSI. A marca diz que as melhorias serão sentidas no uso cotidiano, e não apenas em testes especializados.