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VW Polo Track não tem rádio AM e dita tendência entre os carros nacionais

Às vésperas do fim do rádio AM, Polo Track se antecipa e usa rádio só com FM, Bluetooth, USB e leitores de cartões de memória

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 mar 2023, 15h13 - Publicado em 14 mar 2023, 15h06

Depois dos leitores de CDs, as próximas vítimas dos aparelhos de som dos carros é o rádio AM, que já tem prazo de validade e há alguns anos vem sendo abandonado por emissoras do Brasil. E quem lidera o fim do rádio AM entre os carros nacionais é o Volkswagen Polo Track.

A versão mais básica do Polo (que custa R$ 80.590) nem sequer tem rádio, mas o aparelho Media Plus II que integra um pacote opcional de R$ 910 (junto com quatro alto-falantes, antena, volante multifuncional e portas USB) só capta as rádio FM. Ele também tem conectividade bluetooth e lê mídias via USB e em cartões de memória.

Volkswagen Media Plus II
Volkswagen Media Plus II só pega rádios FM (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Questionada por QUATRO RODAS, a Volkswagen disse ter se antecipado a um novo cenário no Brasil para adotar um novo rádio no projeto do Polo. Eles se referem ao fim das rádios AM no Brasil, o que já está definido por decreto: o serviço de radiofusão AM será desligado em 31 de dezembro de 2023.

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“A peça, que já equipa outros modelos de entrada do Grupo VW no mundo, prioriza outras funções como conectividade bluetooth e rádio FM”, explica a Volkswagen.

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Aparelho é opcional em pacote de R$ 910 (Divulgação/Volkswagen)

Usadas nas demais versões do Polo e em outros Volkswagen, as centrais multimídia Composition Touch e VW Play continuam com receptores AM. E devem continuar assim, pelo visto, até que tenham alguma atualização ou sejam substituídas.

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Pouca gente vai sentir falta. Afinal, as rádios AM brasileiras iniciaram um processo de migração para FM em 2016 e muitas até já desligaram as estações redundantes em AM. Inclusive foi disponibilizada uma faixa estendida de FM, de 76,1 a 87,3 MHz, que antigamente eram usadas pelos canais 5 e 6 da TV analógica.

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(Divulgação/Volkswagen)

O Polo Track só inicia no Brasil uma tendência que é global. Audi, BMW, Porsche, Tesla e Volvo já vendem seus elétricos sem rádio AM há anos e a Ford retirou os receptores de sinais de rádio de amplitude modulada da próxima geração das centrais Sync. 

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Para elas, também existe uma explicação técnica. Embora o longo alcance dos sinais AM tenha sido importantíssimo para as comunicações no século passado, a modulação em amplitude está sujeita a interferências de outras fontes eletromagnéticas. Entre eles estão os motores e sistemas de carros elétricos e híbridos, daí a incompatibilidade. 

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