VW Lamando GTS: um Jetta esportivo feito na China

Baseado no Golf de sétima geração, sedã chinês conta com motor 2.0 TSI de 220 cavalos

VW Lamando GTSVolkswagen Lamando, uma espécie de “Jetta CC”, ganhou a versão esportiva GTS

Volkswagen Lamando, uma espécie de "Jetta CC", ganhou a versão esportiva GTS (/)

A linha de sedãs da Volkswagen na China não é pequena: são nada menos que dez. Três deles (Passat, CC e Phaeton) ocupam andares superiores. Em compensação, os outros sete geram grande confusão em seus posicionamentos — nós mesmos ainda estamos tentanto entender em qual degrau fica cada um. Porém, mesmo com a casa cheia, um deles tem se destacado no mercado chinês, o Lamando, que acaba de ganhar a versão GTS.

O posicionamento do Lamando é relativamente simples. Ele está para o Jetta assim como o CC está para o Passat. Ou seja, podemos arriscar que, conceitualmente, ele é um “Jetta CC” — mas só em tese, uma vez que o estilo do sedã em nada remete a um cupê. Baseado no conceito NMC, de 2014, o modelo tem linhas mais dinâmicas em relação ao Jetta brasileiro (na China, ele é conhecido por New Sagitar).

Na dianteira, o para-choque tem aspecto esportivo e os faróis são dotados de leds. A traseira lembra a do atual Passat. No caso da versão GTS, a dianteira tem maiores aberturas e a traseira ganha falsas saídas de ar no para-choque, aerofólio e lanternas escurecidas. As rodas de 18 polegadas e acabamento diamantado também são novas. O interior é totalmente inspirado na dupla Golf/Jetta, com traços horizontais, visual limpo, além de bons materiais e arremates. 

VW Lamando GTSMais do que apenas visual esportivo, a versão adiciona motor 2.0 TSI de 220 cv

Mais do que apenas visual esportivo, a versão adiciona motor 2.0 TSI de 220 cv (/)

A mecânica do Lamando também guarda semelhanças com o “irmão” Jetta. A versão de entrada é equipada com um motor 1.4 TSI com 131 cv de potência e 22,5 mkgf de torque, equipado com câmbio manual de cinco marchas. As configurações intermediárias passam a ter o mesmo motor, porém com 150 cv e câmbio DSG de sete velocidades. A topo de linha tem um motor 1.8 turbo de 180 cv e 33 mkgf, também com câmbio DSG de sete marchas. Por fim, a nova versão GTS ganha um 2.0 TSI de 220 cv e 35,5 mkgf. O câmbio é o mesmo das anteriores. 

Curiosamente, apesar das semelhanças e ligações, o Lamando não usa a mesma base do Jetta. Ele é produzido a partir da plataforma do Golf de sétima geração, enquanto o outro se sustenta sobre a plataforma do Golf de sexta geração. É fabricado na China pela joint-venture Shangai-Volkswagen. E ao contrário do Santana, cotado para vir ao Brasil em 2017, não deverá nunca dar as caras por aqui.

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