PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

VW Lamando GTS: um Jetta esportivo feito na China

Baseado no Golf de sétima geração, sedã chinês conta com motor 2.0 TSI de 220 cavalos

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 23 nov 2016, 20h50 - Publicado em 31 mar 2016, 10h00
VW Lamando GTS
Volkswagen Lamando, uma espécie de “Jetta CC”, ganhou a versão esportiva GTS ()

A linha de sedãs da Volkswagen na China não é pequena: são nada menos que dez. Três deles (Passat, CC e Phaeton) ocupam andares superiores. Em compensação, os outros sete geram grande confusão em seus posicionamentos — nós mesmos ainda estamos tentanto entender em qual degrau fica cada um. Porém, mesmo com a casa cheia, um deles tem se destacado no mercado chinês, o Lamando, que acaba de ganhar a versão GTS.

O posicionamento do Lamando é relativamente simples. Ele está para o Jetta assim como o CC está para o Passat. Ou seja, podemos arriscar que, conceitualmente, ele é um “Jetta CC” — mas só em tese, uma vez que o estilo do sedã em nada remete a um cupê. Baseado no conceito NMC, de 2014, o modelo tem linhas mais dinâmicas em relação ao Jetta brasileiro (na China, ele é conhecido por New Sagitar).

Continua após a publicidade

Na dianteira, o para-choque tem aspecto esportivo e os faróis são dotados de leds. A traseira lembra a do atual Passat. No caso da versão GTS, a dianteira tem maiores aberturas e a traseira ganha falsas saídas de ar no para-choque, aerofólio e lanternas escurecidas. As rodas de 18 polegadas e acabamento diamantado também são novas. O interior é totalmente inspirado na dupla Golf/Jetta, com traços horizontais, visual limpo, além de bons materiais e arremates. 

VW Lamando GTS
Mais do que apenas visual esportivo, a versão adiciona motor 2.0 TSI de 220 cv ()

A mecânica do Lamando também guarda semelhanças com o “irmão” Jetta. A versão de entrada é equipada com um motor 1.4 TSI com 131 cv de potência e 22,5 mkgf de torque, equipado com câmbio manual de cinco marchas. As configurações intermediárias passam a ter o mesmo motor, porém com 150 cv e câmbio DSG de sete velocidades. A topo de linha tem um motor 1.8 turbo de 180 cv e 33 mkgf, também com câmbio DSG de sete marchas. Por fim, a nova versão GTS ganha um 2.0 TSI de 220 cv e 35,5 mkgf. O câmbio é o mesmo das anteriores. 

Curiosamente, apesar das semelhanças e ligações, o Lamando não usa a mesma base do Jetta. Ele é produzido a partir da plataforma do Golf de sétima geração, enquanto o outro se sustenta sobre a plataforma do Golf de sexta geração. É fabricado na China pela joint-venture Shangai-Volkswagen. E ao contrário do Santana, cotado para vir ao Brasil em 2017, não deverá nunca dar as caras por aqui.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.