Revolucionário e com muitas homenagens ao passado. Essas são duas das principais características do conceito recém-apresentado Volkswagen ID.2all, que será o elétrico mais barato da fabricante alemã e uma resposta direta ao futuro Tesla Model 2.
Para além do seu preço, que deverá ser abaixo dos 25.000 euros (R$ 140.000 no câmbio atual), ou mesmo do seu motor elétrico de 226 cv, o carro é representação do futuro mas com aquele apelo nostálgico. Nem mesmo a Volkswagen nega isso.
“Estamos transferindo o DNA de nossos ícones para o futuro. O ID.2all é, portanto, também uma homenagem ao Fusca, ao Golf e ao Polo”, disse Andreas Mindt, designer responsável pelo ID.2all.
E a Volkswagen aproveitou da maneira mais tecnológica e criativa para dar esse toque vintage especial, uma tentativa de conquistar os mais puristas de diferentes gerações. Graças aos sistemas atuais de infoentretenimento, é possível mudar os grafismos do quadro de instrumentos e da central multimídia, para deixá-los em estilos dos anos 1970 e 1980.
Na própria tela central você pode escolher entre três modelos: o visual da família ID., os mostradores do Fusca ou os mostradores do Golf dos anos 1980.
No modo clássico, a tela fica com o fundo todo preto e um grande velocímetro de ponteiro surge na tela. Na esquerda há um indicador de marchas com as letras P, D, N e R e na direita, há um hodômetro analógico. Eles ficam entre as grades que, no Fusca, escondiam um alto-falante.
O melhor é que a multimídia também muda. Nada de Spotify ou outros aplicativos modernos. O layout assume a forma do bom e velho rádio que era embutido no painel do Fusca. Nas imagens ainda é possível ver que ao lado do “rádio”, há uma flecha de GPS, mas a VW ainda não deu maiores explicações de como funcionarão essas reproduções. Ficamos na expectativa deles acharem um jeito bem criativo de representar os navegadores com um estilo mais clássico.
No estilo do Golf, o painel se transforma no clássico oitentista. Dois mostradores de ponteiro “quadradões” aparecem de cada lado, um para o velocímetro e outro para o nível do tanque – digo, da carga da bateria. No centro, há um relógio digital bem simples e uma série de pequenas luzes coloridas que indicam as condições do carro.
A central também assume um visual oitentista. Em vez de um rádio, a tela simula um toca fitas usando de cores psicodélicas. Há, também, uma espécie de prancheta ou quadro de avisos, com a mesma seta de navegação que vemos layout clássico.
Um detalhe interessante é que a Volkswagen usou o brasão de Wolfsburg nos dois layouts clássicos. O castelo com o lobo no topo aparece como destaque no modo clássico, afinal, ele ficava estampado no capô dos Fuscas. Já no visual do Golf, ele aparece como um enfeite na multimídia.
Mesmo sendo um recurso simples, é interessante ver as montadoras utilizando a tecnologia para homenagear seus clássicos. Melhor ainda será quando vermos o sistema funcionando plenamente e qual será a solução da VW para adaptar recursos modernos, como o já citado GPS.
Para o lançamento do carro seria interessante se a Volkswagen criasse mais layouts diferentes de acordo com cada país, ou então, liberasse para a comunidade criar seus próprios estilos de painel personalizados. Imagina reproduzir os quadros das diferentes gerações do Gol, ou de outros clássicos como a Brasília e a Kombi?