A despedida do Volkswagen Gol não será exclusiva apenas do Brasil, outros países da América do Sul também receberão a versão Last Edition e com um bônus. Das 1.000 unidades produzidas da série limitada, 650 ficam no Brasil e 350 estão sendo exportadas. No Brasil, por sinal, todas foram vendidas em 30 minutos.
Mercados como Colômbia, Argentina, Uruguai, Peru, Paraguai e Bolívia receberão o Gol Last Edition apenas com o motor quatro cilindros 1.6 8V a gasolina de 101 cv e 14,6 kgfm. Só o Brasil terá carros com motor 1.0 três cilindros de 84 cv e 10,4 kgfm para marcar a despedida do Gol após 42 anos em produção.
O exemplo mais curioso é o da Argentina: o VW Gol já havia saído de linha mas, mesmo assim, o país vizinho receberá um lote de carros para marcar a despedida do modelo.
O motor mais fraco no Brasil não é por má vontade da Volkswagen, mas uma questão de legislação. O motor 1.6 8V da família EA111 deixou de ser oferecido no Brasil na virada do ano por conta do arrocho das normas de emissões com a entrada em vigor do Proconve L7.
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Equipar o Gol com qualquer outro motor (seja o 1.6 16V EA211, usado na Saveiro, ou o 1.0 TSI) exigiria um novo processo de homologação, cujo custo não justifica com a produção de um pequeno número de carros.
Por aqui, o Gol Last Edition foi vendido por R$ 95.990. Nem é mais barato que os outros: na Colômbia o preço é de 72.490.000 pesos colombianos, ou R$ 78.615 na cotação atual.
Além de um design que com referências à versões clássicas do Gol, o Last Edition traz a mesma lista de equipamentos da atual versão topo de linha, tendo ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores com ajuste elétrico, luzes de seta e tilt-down do lado direito, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro e central multimídia Composition Touch, de 6,5”, com Android Auto e Apple CarPlay.