À venda no Brasil há exatamente 20 anos, carros com motores flex hoje podem até ser vistos como uma alternativa sustentável para a longevidade dos motores à combustão. Contudo, no passado, isso era, no mínimo, uma solução curiosa. E foi justamente por isso que esse Volkswagen Gol G4 foi parar na Europa.
Básico de tudo, este Volkswagen Gol 1.0 2p 2007 com pouco mais de 48.000 km está à venda na Polônia por 9.999 zlotys, cerca de R$ 11.600 ao câmbio atual. É um belo preço para um carro que, no Brasil, tem preço de tabela entre R$ 19.000 e R$ 21.000. Mas por que alguém levaria o Gol mais barato que havia no Brasil na época para a Polônia?
O vendedor, na pequena cidade polonesa de Lobez, a 500 km de Varsóvia, ajudou a esclarecer a história. Conta que comprou o Gol em Hamburgo, na Alemanha, e que originalmente pertenceu à Shell.
O mais curioso dessa história é que este é exatamente o mesmo histórico do Fiat Palio 2007 que apareceu à venda na Alemanha em 2021.
Os dois carros brasileiros foram levados para a Alemanha pela Shell Global Solutions para serem usados em testes. A escolha faz algum sentido: ambos eram os carros mais vendidos do Brasil na época.
A sucursal da petrolífera é focada no aumento de eficiência energética de em suas fábricas, diminuição das emissões de CO2 e racionalização do consumo de energia. Pelo visto, na época queria entender as artimanhas para motores tão simples serem capazes de lidar tanto com gasolina quanto com etanol no tanque.