A publicação inglesa Autocar apurou a informação de que a Volkswagen prepara uma versão realmente esportiva do subcompacto Up!. Ele receberia a famosa sigla GTI, e protótipos já estariam sendo testados.
O motor seria o mesmo EA-211 turbinado com 1,0 litro e três cilindros vendido no Brasil nas versões TSI, mas com ajuste diferente para produzir mais potência e torque. Enquanto por aqui o motor rende 105/101 cv e 16,8 mkgf de torque, na Europa ele já equipa o Golf Bluemotion TSI em configuração mais brava, com 114,5 cv e 20,3 mkgf.
Segundo fontes internas da VW, protótipos equipados com câmbio DSG automatizado de dupla embreagem e sete marchas já teriam registrado uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos, com máxima acima dos 200 km/h. Haveria também a opção de câmbio manual de seis marchas – no Brasil, o Up! TSI é equipado com um manual de cinco marchas. O peso ficaria um pouco acima dos 951 kg registrados pelo TSI, mas ainda abaixo de 1 tonelada.
LEIA MAIS:
>> Teste de Pista: VW Speed Up! TSI
>> Longa Duração: o desmonte do VW Up!
>> Impressões ao Dirigir: Peugeot 208 GT
Importante lembrar que, apesar da imagem esportiva (no caso do pacote Speed Up!), o Up! TSI brasileiro não é um esportivo de fato. Em relação ao MPI aspirado, ele recebe apenas mudanças pontuais nos freios, suspensão e diferencial.
Já o futuro GTI teria aperfeiçoamentos maiores na suspensão e na estrutura, priorizando a performance em detrimento do conforto e economia. As rodas seriam aro 16 com pneus 205/40, uma configuração mais esportiva que as rodas aro 15 com pneus 185/60 utilizados no Brasil, e haveria opção de carroceria com duas portas.
A intenção da VW aparentemente é oferecer um GTI mais acessível que Golf e Polo para brigar com as versões Abarth do Fiat 500. Em 2011, durante o Salão de Frankfurt, a marca já havia exibido o conceito Up! GT, cujas fotos ilustram esse post.