A Volvo apresentará uma versão híbrida do tipo plug-in do S60L no Salão de Pequim. Batizado de S60L Petrol Plug-in Hybrid Electric Vehicle (ou PPHEV), externamente ele é praticamente idêntico ao S60L a gasolina. As maiores mudanças estão debaixo do capô: o motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina com turbocompressor entrega 238 cv e torque máximo de 35,7 mkgf, enquanto o motor elétrico (movido por uma bateria de íon-lítio de 11.2 kWh) gera mais 68 cv e torque de 20,4 mkgf.
As rodas dianteiras são tracionadas pelo motor a gasolina, enquanto o eixo traseiro é movido pelo motor elétrico. Caso a tração integral seja acionada, a potência gerada pelos dois motores pode ser compartilhada entre as rodas.
Segundo a marca, a recarga das baterias em uma tomada convencional de 10 amperes leva aproximadamente quatro horas e meia para ser concluída. No modo “Hybrid” (ou seja, com os dois motores em funcionamento), o S60L PPHEV tem consumo médio de 50 km/l, emitindo apenas 50 gramas de CO2 por quilômetro rodado, sendo que no modo “Electric” é possível percorrer até 80 quilômetros sem necessidade de recarga.
Diferentemente da maioria dos híbridos, o sedã da Volvo também atende quem busca desempenho: basta pressionar o botão “Power” para o carro aproveitar o potencial dos dois motores (elétrico e a combustão) e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos. Apresentado como carro-conceito em Pequim, o S60L PPHEV se tornará realidade no mercado chinês a partir do ano que vem.