A Volvo apresentou seu primeiro carro autônomo em 2019, um XC90 desenvolvido em parceria com a Uber. Mesmo que o modelo ainda não tenha ganhado as ruas, a fabricante já planeja ampliar seus horizontes prometendo seu primeiro caminhão capaz de trafegar sozinho em rodovias.
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Desta vez em parceria com a Aurora, empresa de tecnologia especializada em sistemas autônomos para veículos, a Volvo revelou o protótipo do seu primeiro pesado totalmente autônomo. O caminhão poderá ser produzido na nova fábrica da marca sueca nos Estados Unidos a partir de 2023
Poucos detalhes foram divulgados, mas o método da Aurora já é conhecido. A empresa utiliza câmeras de alta resolução associadas a sensores e radares para mapear o ambiente. Eles podem ser vistos no meio do teto, próximo aos retrovisores (mantidos no protótipo), sob a grade e perto das portas.
O objetivo é ter a maior cobertura possível ao redor do modelo para garantir a segurança na operação sem motorista.
Também pensando na segurança, as arquiteturas mecânica, eletrônica e estrutural do caminhão estão sendo projetadas do zero em uma cooperação das empresas, e não apenas adaptado.
Para a Aurora, adaptar um veículo pronto é um processo “extremamente ineficiente e não confiável”. A Volvo diz que o modelo é “inteligente, seguro e eficiente”, apontando para melhorias em cadeias logísticas e foco em longas distâncias.
O projeto foi anunciado pelas empresas como um “passo importante para o lançamento comercial de caminhões totalmente autônomos na América do Norte”, e ainda deverá passar por intensos testes, como a validação do hardware e dos protótipos. Mesmo com o lançamento distante, porém, a Volvo e a Aurora já trabalham para o reconhecimento de rotas para a realização de testes.