Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Volkswagen Touareg R-Line

Confortável e com pegada esportiva, o utilitário esportivo esbarra no preço proibitivo

Por Vitor Matsubara | Fotos: divulgação
Atualizado em 19 mar 2024, 09h50 - Publicado em 31 ago 2012, 13h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • lancamentos

    Publicidade

    Embora seja vendido no Brasil desde 2004, o Touareg nunca figurou entre os SUVs campeões de venda. Não é difícil entender o por quê: competindo em um segmento cheio de consumidores que colocam o status como prioridade número zero, o alemão sofre por ostentar o símbolo da Volkswagen, uma marca que carrega sua “origem humilde” até no nome – carro do povo, em alemão.

    Publicidade

    Mesmo assim, a marca continua vendendo o Touareg para cá, tanto é que uma nova versão está chegando ao Brasil. Trata-se do Touareg R-Line, configuração com aparência esportiva baseada na opção com o motor 4.2 V8, de 360 cv. Ele se diferencia no visual, ostentando belas rodas de 20 polegadas, saída dupla de escapamento, grade frontal pintada de preto brilhante e spoilers dianteiro e traseiro. Desempenho ele tem de sobra: segundo a VW, o R-Line vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e chega aos 245 km/h. O câmbio automático de oito marchas Tiptronic também colabora para impulsionar o “monstro” de 2.075 quilos.

    touaregrline_3.jpg

    Publicidade

    Por dentro, o R-Line tem apliques em cinza que combinam com os apliques de alumínio polido espalhados pelo painel e nas soleiras das portas. Não há do que reclamar da vida dentro do Touareg: o sistema de som premium com 12 alto-falantes reproduz graves e agudos com fidelidade excepcional e a central multimídia pode ser operada até por voz. Se a viagem estiver cansativa, o detector de fadiga impede o motorista de cochilar ao volante, sugerindo uma pausa para recuperar as energias.

    A quantidade generosa de equipamentos faz lembrar o luxuoso Audi Q7, com quem o Touareg compartilha sua plataforma. Há freio de estacionamento elétrico, suspensão a ar, três ajustes de condução (normal, esportivo ou conforto), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle de estabilidade (ESP), seis airbags (frontais, laterais e de cortina), freios ABS com assistência de frenagem (HSA), quatro câmeras externas para visualização interna dos arredores, abertura elétrica do porta-malas, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, faróis bi-xenonio direcionais com LEDs diurnos, assistente de subida e de descida, piloto automático, entre outros itens.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    touaregrline_2.jpg

    A lista de opcionais traz pintura metálica (1.635 reais), pintura perolizada (2.350 reais), Side Assist (alerta a presença de veículos nos pontos cegos, por 3.385 reais), teto solar panorâmico (8.995 reais) e o piloto automático adaptativo ACC (que reduz a velocidade e acelera o veículo sozinho de acordo com a programação estipulada pelo condutor), este último vendido por salgados 12.160 reais.

    Publicidade

    O lado ruim é que não é muito barato levar um Touareg R-Line para casa. Por ele a Volkswagen pede 333.699 reais sem opcionais. Nesta faixa de preço (ou até por menos), é possível comprar modelos menos potentes, mas mais badalados, como Audi Q7 3.0 V6 (aproximadamente 332 mil reais) e BMW xDrive 35i (299.550 reais).

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.