Foi durante a 36ª edição do Simpósio de Motores de Viena, na Áustria, que a Volkswagen anunciou um conjunto de novos motores que farão parte da oferta de modelos da montadora: o 1.0 TSI e o W12 6.0 TSI.
O primeiro vem equipado com recursos de última geração. O pequeno propulsor desenvolve 272 cv de potência e chega a gerar torque de 27,4 kgfm. Os detalhes oficiais ainda são escassos, mas informações de bastidores adiantam que, por ora, o motor não deve equipar carros de rua, e o modelo Polo WRC, destinado às corridas de rali, deve ser o primeiro a estrear a novidade.
O segundo está prestes a se tornar o motor de doze cilindros mais econômico do segmento de carros de luxo. Em termos de potência, o W12 6.0 TSI gera 608 cv e desenvolve até 91,7 kgfm de torque. Dependendo do veículo que equipa, este motor é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, e sua velocidade máxima pode ser superior a 300 km/h.
Para Heinz-Jakob Neusser, membro do conselho de administração e gerente técnico do Grupo Volkswagen, as novas unidades de alta performance apresentadas pela montadora são um ótimo exemplo do grande potencial de expansão que ainda existe nos motores de combustão.