O Volkswagen Tiguan foi relançado no Brasil neste ano, com a reestilização que foi lançada nos EUA em 2021. Demorou tanto para chegar que desembarcou com prazo de validade, pois o seu substituto acaba de ser revelado.
Este é o novo VW Tiguan 2026, que não é o mesmo carro vendido na Europa, mas sim o Tayron, criado na China e que agora é um modelo global. Como será produzido no México, irá substituir o SUV médio vendido no Brasil, porém ainda não tem data de lançamento.
É um pouco confuso, pois a Volkswagen continua a separar alguns modelos vendidos na América de suas contrapartes europeias, como era com o Passat.
O Tiguan que ainda temos no Brasil era a variante Allspace, de entre-eixos alongado, para a Europa. Esse modelo deu lugar ao Tayron na Europa, posicionado acima do novo Tiguan europeu. A questão é que o Tiguan norte-americano é praticamente o mesmo Tayron europeu, mas com o nome mais familiar.
Com design moderno e elegante, a marca deu uma repaginada no modelo, com faróis novos interligados por uma barra de led e até mesmo logo iluminado. Essa nova identidade de design deixa a carroceria com menos vincos. Curioso é que as rodas variam de aro 17 a 20 e são as mesmas do Tayron. A traseira também remete ao primo Tayron, com lanternas interligadas e para-choque familiar.
As dimensões não foram reveladas pela VW, mas afirmou que ele terá uma distância entre eixos maior que o seu antecessor. Portanto, é bem provável que ele seja semelhante ao Tayron de duas fileiras vendido na China, com 4,68 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,68 m de altura e 2,79 m de entre eixos.
A cabine foi totalmente remodelada. O design mudou e o SUV ganhou duas grandes telas. O quadro de instrumentos digital é de 10,25” e a central multimídia possui 12,9”. No entanto, caso você não ache suficiente, há a opção de trocar este último por uma tela de 15”.
As telas, porém, não são as únicas novidades. O câmbio foi movido para a coluna de direção, deixando assim o console central menor e mais espaçoso. Versões mais caras terão assentos dianteiros de couro acolchoados com configurações de aquecimento, ventilação e massagem. Eles se juntarão a um volante aquecido e uma segunda fila aquecida.
Além de couro, o acabamento do carro também é feito em madeira, para dar um ar luxuoso ao carro. O SUV também conta com três zonas de ar-condicionado, head up display, sistema de iluminação interno e sistema de som assinado pela Harman Kardon.
Diferente do Tayron europeu, o novo VW Tiguan será oferecido exclusivamente com versões de cinco lugares. No Brasil, o SUV é oferecido atualmente apenas em uma versão de sete lugares.
–Debaixo do capô do novo Tiguan está um motor 2.0 turbo de quatro cilindros que gera 204 cv. Isso é um pequeno aumento de 17 cv, acompanhado de uma redução de peso de cerca de 77 kg, o que dará uma grande diferença no desempenho do carro.
Valores ainda não foram divulgados pela Volkswagen, mas ele deverá custar algo em torno de US$ 30.000 (R$ 175.000) nos EUA. A fabricante ainda não se pronunciou sobre sua possível chegada ao Brasil.