O fim dos motores a combustão (ao menos os abastecidos a gasolina e diesel) se aproxima na Europa, e a Volkswagen já revelou quando e em qual modelo se despedirá deles. O último novo carro da marca com este tipo de motor chegará em 2025, mas não estará acompanhado de um nome tradicional ou, muito menos, global.
O escolhido para a missão foi o novo T-Roc, SUV baseado no Golf e que fica imediatamente acima do T-Cross, que ganhará uma nova geração daqui a dois anos. É preciso explicar, porém, que outros modelos a combustão permanecerão à venda ao lado do T-Roc após 2025. O título dele será o de último carro novo lançado com um motor a gasolina.
Também é preciso destacar que até a chegada do modelo, outros serão apresentados pela marca com motores convencionais. Entre eles, o novo Passat (que só será oferecido como perua), o novo Tiguan e a reestilização do Golf, que também marcará a despedida do hatch médio como conhecemos. Todos estes estão previstos para serem apresentados em 2024.
As informações foram dadas pelo CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, ao site alemão Automobilwoche. O executivo disse ainda que o cerco mais fechado nas legislações de emissões deverá adiantar o fim do Polo, que será substituído pela versão de produção do ID.2all, prevista para ser apresentada ainda este ano.
Schäfer também garantiu que o Golf passará por uma mudança significativa no próximo ano, já que terá que esta será sua última reestilização até o fim de seu ciclo, programado para 2030. Por isso, ele precisará manter-se atraente por ao menos seis anos. A chegada do Golf elétrico está prevista para 2028.