Clique e assine por apenas 8,90/mês

Volkswagen mostra robô frentista para recarga de carros elétricos

O carregador autônomo será acionado por meio de aplicativo e carrega uma bateria acoplada para realização da carga elétrica

Por Renan Bandeira - 6 jan 2020, 18h57
Divulgação/Volkswagen

Um dos inconvenientes para a recarga de carros elétricos é depender de vagas próximas dos carregadores. Mas a Volkswagen pode ter inventado a solução para isso.

A solução proposta pela fabricante alemã é usar um robô que vai até o veículo, conecta um carregador portátil (que nada mais é do que um powerbank gigante) e volta para a sua base sem que seja necessário qualquer intervenção humana.

Após a recarga o robô retorna, solta o carregador e leva a bateria de volta para seu ponto de recarga.

O robô poderia, inclusive, ser acionado remotamente por meio de um aplicativo.

Continua após a publicidade
Divulgação/Volkswagen

O objetivo da marca é fazer com que grandes estacionamentos tornem-se também pontos de recarga de veículos elétricos, sem que seja necessária mudanças na infraestrutura do local – seja shopping, aeroporto, etc.

Desta forma também seria possível a recarga simultânea de mais veículos.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=yMC1H__xL3Y%5D

De acordo com o chefe de desenvolvimento do Grupo Volkswagen, Mark Moller, a ideia deve revolucionar o sistema de carregamento de elétricos, pois o robô leva a carga até o carro e não o contrário.

Continua após a publicidade

A conexão com o robô também poderá ser feita pela central multimídia dos veículos.

Divulgação/Volkswagen

A bateria móvel tem uma capacidade de 25 kWh e pode realizar cargas com potência de até 50 kW, utilizando o sistema de carregamento rápido.

Para chegar aos veículos, os carregadores móveis contam com a ajuda de scanners, lasers e câmeras.

Para Moller, a nova “abordagem tem um enorme potencial econômico. O trabalho de construção, bem como os custos para a montagem da infraestrutura de carregamento podem ser consideravelmente reduzidos pelo uso dos robôs. Mesmo o problema conhecido de uma estação de carregamento ser bloqueado por outro veículo não existirá mais com o nosso conceito.”

Continua após a publicidade

Ainda não existe uma data para lançamento, mas a Volks já prepara a instalação de 36.000 pontos de recarga na Europa enquanto o ID.3, seu primeiro carro elétrico com produção em larga escala, não é lançado. A empresa ainda trabalha com outros fabricantes de automóveis na rede Ionity, para carregadores rápidos de auto-estradas.

Publicidade