A Amarok V6 já tem data para chegar às lojas: 22 de fevereiro. Até lá, a nova versão com motor 3.0 turbodiesel de 225 cv estará disponível em pré-venda por R$ 184.990.
Parece caro, mas está um pouco abaixo da concorrência: a Chevrolet S10 2.8 100 Years custa R$ 187.590, a Ford Ranger Limited 3.2 custa R$ 190.190 e a Toyota Hilux SRX 2.8 custa R$ 193.280.
O novo motor estará disponível apenas na versão Highline, com equipamentos como faróis bixenônio com luzes diurnas de leds, câmera de ré, sistema de freios pós-colisão, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, quatro airbags e central multimídia Discover Media com Android Auto e Apple Carplay.
Mas as 450 unidades que estarão disponíveis em pré-venda serão mais caras e equipadas. Estas serão todas brancas e equipadas com rodas aro 19″, que elevam seu preço em R$ 2.720. Ou seja, custará R$ 187.710.
A picape pode ser reservada a partir de hoje em site exclusivo. Interessados o pagamento de R$ 10.000 por boleto ou com o cartão de crédito em até 5x sem juros.
Depois disso, os compradores terão acesso a um jogo onde terão 3 tentativas para pegar um prêmio. Podem ser acessórios como santo antônio, capota marítima, serviços de manutenção, curso de direção e até uma outra unidade da Amarok V6.
O grande destaque desta nova versão é o motor V6 3.0 TDI, com turbo de geometria variável que virá ao Brasil em sua configuração mais potente disponível para a Amarok.
Gera 225 cv entre 3.000 e 4.500 rpm e 56,1 mkgf entre 1.500 e 2.500 rpm. Ele será combinado com o mesmo câmbio automático de oito marchas e a tração integral 4Motion das versões 2.0.
Este motor já é usado no Brasil pelo Audi Q7 TDI, porém em versão mais potente: são 258 cv e 61,1 mkgf.
Vale dizer que na Europa este é o único motor disponível. Foi a solução encontrada pela Volkswagen após o 2.0 TDI ter sido envolvido no escândalo de emissões “dieselgate”.
Com o novo motor, a Amarok se tornará a picape média mais potente à venda no Brasil, afinal, a RAM 2500 e seu seis cilindros 6.8 de 310 cv está em segmento superior. Também será a mais rápida: a Volkswagen anuncia 0 a 100 km/h em 8 segundos, quando as Ranger e S10 têm tempo na casa dos 10 s.
Como acelera mais, a Amarok V6 recebeu freio a disco nas quatro rodas e é a única picape do segmento com o equipamento. Usa discos de 332 mm de diâmetro na dianteira e 300 mm na traseira. Além disso, as versões V6 se diferem pelo retrovisor preto e pelo “V6” na grade e na tampa da caçamba.
QUATRO RODAS pôde dirigir unidades pré-série da Amarok V6 na Argentina há um ano.
O motor V6 não teve dificuldade para mostrar sua superioridade frente ao 2.0 biturbo utilizado nas demais versões. Com 13,3 mkgf de torque e 45 cv a mais que o antigo modelo, a picape realmente ganha velocidade muito mais rápido.
Também retoma mais rápido e tem vibração e ronco mais convidativos aos nossos sentidos. Outro destaque é a direção com assistência elétrica, mais precisa em alta velocidade do que a hidráulica usada nas demais versões.