Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Volkswagen Golf GTI 380 marca a despedida do câmbio manual

Série exclusiva para os Estados Unidos equipará todos os últimos GTI em suas versões manuais; câmbio será descontinuado por regras de emissões

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 ago 2023, 15h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A linha 2024 do Volkswagen Golf ficará marcada como a última a oferecer câmbio manual, após quase 50 anos de história do hatch médio. Para que o fim da transmissão tão querida pelos puristas não passe batido, o esportivo passa a ter a série de despedida GTI 380, que acompanhará todos os últimos GTI manuais destinados aos Estados Unidos.

    Publicidade

    Para deixar a exclusividade visível, o GTI 380 incorpora detalhes como teto e retrovisores pintados em preto, frisos vermelhos e rodas pretas de alumínio, com 19 polegadas, emprestadas do Golf R 20th Anniversary. Ele também ganha um tom de cinza exclusivo para a carroceria, além de outras cores já presentes no GTI padrão, como cinza, preto, branco, prata, vermelho e azul.

    Publicidade
    Volkswagen Golf GTI 380
    Volkswagen Golf GTI 380 (Divulgação/Volkswagen)

    O interior também é característico, com os clássicos bancos xadrez do GTI, mas tem variações de acabamentos seguindo as versões (S, SE e Autobahn), já que a edição será padrão para todos os GTI manuais. Na Autobahn, por exemplo, os bancos são revestidos em couro Vienna, item opcional na versão SE e indisponível na S. Quando os bancos são em couro, porém, não há xadrez.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Na mecânica, o modelo tem suspensão adaptativa e o mesmo motor presente nos demais GTI – o que não é ruim. O 2.0 turbo entrega 244 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, aliado, claro, ao câmbio manual de seis marchas.

    Publicidade
    Volkswagen Golf GTI 380
    Volkswagen Golf GTI 380 (Divulgação/Volkswagen)

    O fim do câmbio manual para o Golf não diz sobre o mercado, mas sobre as novas regras de emissões europeias do Euro 7, mais rígidas, e que entrarão em vigor em 2025. Mesmo que por uma pequena diferença, a transmissão com pedal de embreagem é mais poluente que a DSG, de dupla embreagem e 7 marchas, suficiente para que tenha que deixar de existir.

    Continua após a publicidade

    Já o próximo passo do Golf será acabar como conhecemos, já que sua nona geração será elétrica. Previsto para ser apresentado em 2028, o modelo poderá fazer parte da família ID. Antes disso, em 2024, o hatch médio passará por uma leve reestilização.

    Volkswagen Golf GTI 380
    Volkswagen Golf GTI 380 (Divulgação/Volkswagen)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.