Não há adepto da vida fora-de-estrada que não nutra pela Jeep um apreço especial, afinal foi ela que popularizou os veículos off-road.
Caso você não saiba, 4 de abril é considerado “Dia do Jipe”, inclusive no município de Sâo Paulo, por meio da Lei 14.026, de julho de 2005.
Sendo assim, nada mais natural do que descobrir algumas curiosidades sobre a marca Jeep, que acabou se tornando sinônimo desses simpáticos veículos com excelente capacidade off-road.
Para celebrar a data, QUATRO RODAS conta seis curiosidades sobre os jipes e a Jeep.
1. De onde vem o nome
Há três teorias sobre a origem do nome Jeep. A primeira é a de que ele nasceu da fusão das letras G e P, de General Porpose (Proposta Geral), pronunciadas em inglês.
Quando ainda era um veículo de aplicação exclusivamente militar, os soldados se referiam a ele como Diipi.
A segunda teoria faz menção ao Eugene, personagem do desenho animado Popeye, que não deixava seu companheiro na mão e tinha a capacidade de se tele transportar, vencendo qualquer obstáculo.
Eugene tinha um som característico: “Diipi, diipi”. A terceira corrente para explicar o nome Jeep, vem de uma outra provável sigla: Just Enough Essential Parts – algo como nada além das peças essenciais.
2. Carro condecorado
Uma das condecorações concedidas aos militares no período de guerra, o Purple Heart (Coração Roxo, nome alusivo) também foi dado ao veículo, tamanha a sua importância no campo de batalha.
3. Na China também é jipe
Contam os executivos da Jeep no Brasil que, assim como acontece por aqui, na China o nome jipe também designa veículos com capacidade off-road.
3. Grade icônica
Ao longo da história, a grade icônica com sete aberturas dos veículos Jeep foi alterada apenas duas vezes, tendo ficado com nove e 11 espaços vazados.
4. Wrangler já abandonou faróis redondos
Acostumado com a fama de pau pra toda obra, o Jeep Wrangler tem um buraco em sua história que nem sequer ele próprio consegue superar.
Ele surgiu em 1987, com a estreia da quarta geração e seus faróis quadrados. O público torceu o nariz para a aposentadoria dos faróis redondos, o que jogou a popularidade e as vendas do Wrangler na lama.
O buraco foi tão fundo que engoliu o ano-modelo 1996. A marca se apressou, mas só em 1997 conseguiu recolocar seu Wrangler de volta nos trilhos, ou melhor, nas trilhas – com faróis redondos, obviamente.
5. Estrela do cinema e dos games
De acordo com a Jeep, seus modelos já foram vistos em mais de 7.000 filmes, como protagonistas ou coadjuvantes.
E quem disse que os jipões não estão pra brincadeira? Também de acordo com a marca, a Jeep já apareceu em 432 jogos (eletrônicos ou de tabuleiro).
6. Cumprimento de jipeiros
Você acha que apenas os motoboys têm o saudável hábito de cumprimentar um ao outro ao se cruzarem ou parar num semáforo?
Nos Estados Unidos, há a chamada Jeep Wave (onda Jeep), uma espécie de código de conduta entre os Jeepers (jipeiros).
Surfar na onda Jeep é fácil: basta fazer um V com os dedos de uma das mãos, mas as duas devem estar no volante.
Em geral, a atitude é mais comum entre os motoristas de Wrangler, mas não é raro um destes estender o discreto cumprimento aos donos de outros modelos da marca.