Com a iminente falência da Fisker, diversos proprietários do elétrico Karma, único carro da montadora que chegou ao mercado, pensam em soluções para que o modelo não se torne um “elefante branco”. Nesse sentido, a VL Productions promete converter o Karma, deixando de lado o motor elétrico e instalando um V8 de 556 cavalos de potência, originalmente utilizado no Cadillac CTS-V.
De acordo com Bob Lutz, um dos sócios da VL, verificou que havia considerável demanda por esse tipo de modificação. “10% dos proprietários do Karma querem fazer a conversão”, afirmou. Para tanto, a companhia calcula que esse processo tenha custo aproximado de US$ 90 mil.
Esse é o procedimento feito pela VL para produzir o Destino, esportivo baseado no Karma, anunciado no último Salão de Detroit. A ideia original de Lutz era de utilizar o motor 6.2 V8 de 638 cv do Corvette, mas a falta de uma transmissão automática que combinasse adequadamente com o bloco fez com que o escolhido fosse o motor do CTS-V.
VEJA MAIS: Relembre o VL Destino, apresentado em Detroit!
O executivo da VL Productions também disse que há mais de 100 pedidos pelo Destino, com especial interesse da região do Oriente Médio. O preço do modelo é de US$ 185 mil e as primeiras unidades deverão ser entregues no fim de 2013, com câmbio automático de seis marchas proveniente da General Motors.
Questionado sobre as implicações de uma provável falência da Fisker nos negócios da VL, Lutz negou qualquer preocupação. “Se a Fisker desaparecer, não nos afetará”. Assim, para seguir com a fabricação do Destino, uma das possibilidades levantadas pelo executivo é de trabalhar diretamente com os fornecedores da Fisker.