PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Uso obrigatório de simulador em autoescolas é adiado

Deputados ainda tentam derrubar resolução do Contran

Por Redação
Atualizado em 9 nov 2016, 13h03 - Publicado em 12 fev 2014, 14h31
Uso obrigatório de simulador em autoescolas é adiado

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estipulou um novo prazo para que as autoescolas adotem um simulador em suas aulas de formação de condutores. De acordo com a entidade, a implantação do dispositivo deverá ocorrer até 30 de junho deste ano.

Tal necessidade surgiu com a resolução 444/13 do Contran, em vigência desde janeiro. O objetivo do conselho com a obrigatoriedade do uso dos simuladores é auxiliar no processo de formação de motoristas. Seriam cinco aulas com 30 minutos de duração para cada aluno.

A medida, porém, está sendo contestada na Câmara dos Deputados. O Projeto de Decreto Legislativo 1.263/13, por exemplo, anula a imposição do uso de simuladores. Por 321 votos a 4, os parlamentares assentiram em tratar tal projeto em regime de urgência.

A alegação dos deputados é que diversos países desenvolvidos da União Europeia, bem como os Estados Unidos, não preconizam a obrigatoriedade de um simulador no processo de formação de condutores. Além disso, a adequação à resolução traria altas despesas às autoescolas – em média, um simulador tem preço de R$ 40 mil – e, consequentemente, os custos seriam repassados aos alunos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.