Up! decepciona em março e se afasta do Gol
Sandero é o que mais sobe entre os líderes de vendas
Depois de um mês desastroso em fevereiro, o mercado motivo brasileiro deu leves sinais de reação em março, minimizando a queda na comparação com o mesmo mês em 2014. Nesse contexto, Fiat Strada e Chevrolet Onix, líderes do período, claramente se deram bem. Vejam abaixo outros modelos que surpreenderam positivamente em março – e outros que desapontaram, sempre de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Em baixa:
Volkswagen Up! – parecia questão de tempo para que o modelo de entrada da montadora superasse o irmão mais velho Gol. Em fevereiro, a diferença entre eles havia sido de meras 375 unidades (5.883 a 5.508). Tudo mudou em março, e o pequenino perdeu muito terreno: apenas 4.910 exemplares emplacados e a 15ª posição no ranking de vendas (entre automóveis e comerciais leves).
Volkswagen Fox-CrossFox – terá sido um brilhareco de verão o terceiro lugar no ranking de vendas obtido em fevereiro? Além de ter emplacado menos carros (6.923, ante 7.373), o compacto premium foi ultrapassado por diversos rivais e despencou para o 10º lugar geral.
Citroën C4L – o segmento dos sedãs médios foi um dos grandes beneficiados com a chegada de fevereiro. Dos 15 modelos mais vendidos, 14 tiveram números positivos, com bons aumentos na quantidade de emplacamentos. A exceção foi o francês C4L, com 24 unidades a menos (550 a 526) e a saída da lista dos 50 mais vendidos no mês.
Em alta:
Renault Sandero – quem diria! Num segmento pra lá de concorrido, o Sandero ficou no 7º lugar geral com 7.957 unidades vendidas, ganhando seis postos na comparação com o mês passado. Mais impressionante que isso: foi o que mais subiu em unidades negociadas, afinal, havia emplacado 3.881 carros, ou seja, 4.076 a mais em março.
Hyundai HB20 – cada vez mais consolidado como um Top-5 do mercado nacional. Dessa vez, ganhou uma posição, saltando do 5º para o 4º lugar, mas o destaque mais acentuado vai também para o número de emplacamentos, que pulou de 6.523 para 9.100. A curiosidade fica em saber se ele terá condição de superar os rivais Onix e Palio.
Honda HR-V – como se diz informalmente, ele “chegou chegando”. O novo SUV do mercado nacional foi lançado oficialmente apenas no dia 12 de março, chegando às lojas no fim de semana dos dias 21 e 22, mas já conseguiu emplacar 2.382 unidades, ficando menos de 300 unidades atrás do Renault Duster e pouco mais de 800 atrás do Ford Ecosport. Olho nele em abril.