No início deste ano, a Motional — empresa que desenvolve veículos autônomos — iniciou um trabalho oferecendo entregas no estado americano da Califórnia, através do Uber Eats; um esquema no qual os veículos iam do restaurante ao ponto de entrega sem motorista. Agora, a parceria das empresas está ficando mais séria e o negócio será expandido para além do delivery, com passageiros no banco de trás.
As companhias norte-americanas anunciaram que irão disponibilizar viagens sem motoristas utilizando a tecnologia condução autônoma em diversas cidades dos EUA, além de aumentar a disponibilidade dos veículos para as entregas.
O modelo escolhido para sustentar a tecnologia autônoma da Motion foi o Hyundai Ioniq 5 totalmente elétrico, o que acaba ajudando a Uber a cumprir a promessa de zerar as emissões da sua frota até 2040 em todo o mundo.
“A parceria com a Motional para utilizar eficientemente sua frota de robôs Ioniq 5 totalmente elétricos nos deixará um passo mais perto de alcançar nosso objetivo de nos tornarmos uma plataforma de emissão zero” explica Noah Zych, chefe global de mobilidade autônoma e entrega da Uber.
O modelo terá tecnologia autônomo de nível 4, que garante segurança suficiente para operar sem um motorista. Suas principais diferenças em relação ao Ioniq 5 padrão, além dos equipamentos instaladas na parte externa, é o interior, que oferece mais conforto e requinte para agradar os passageiros.
Além de oferecer a plataforma, a Uber também atuará na área de informações. A empresa irá compartilhar insights que ajudarão a melhorar a eficiência do trabalho dos veículos. Desse modo, otimizando a operação e reduzindo o tempo de espera dos passageiros, a duração das viagens e permitindo tarifas mais baixas.
Essa é a primeira vez que uma grande empresa do ramo da mobilidade introduz veículos autônomos na sua frota. Vale lembrar que, nos EUA existem outros serviços de táxi autônomo, como o Cruise da GM. Porém eles não têm a abrangência comercial da Uber, que está presente por todo o mundo.
A parceria entre a Uber e a Motional será de dez anos e as primeiras corridas com os Ioniq 5 autônomos começarão já no fim do ano. Os modelos estarão disponíveis dentro das modalidades UberX e Uber Comfort Electric, introduzida esse ano nos EUA e que será expandida para Canadá e Europa.
Ainda não sabemos ao certo em qual cidades eles estarão disponíveis. Como a parceria iniciou-se na Califórnia, é bem provável que as principais cidades do estado estejam entre as primeiras a receber os táxis robôs.