A Tesla Motors realizou uma demonstração da troca da bateria do Tesla Model S, em Los Angeles, Estados Unidos. O procedimento dura apenas 90 segundos para ser finalizado.
Elon Musk, CEO da companhia, disse que a troca da bateria estará disponível antes do final do ano, começando na Califórnia e depois partindo para o corredor Boston – Washington DC. Musk declarou ainda este serviço vai custar aproximadamente o mesmo que 56 litros de gasolina, mas que “será mais conveniente”. Ele está certo, já que o motorista não precisará deixar o seu carro para a realização da troca.
Além disso, o proprietário do Model S pode voltar a obter a sua bateria (totalmente carregada) pelo mesmo preço (cerca de 60 a 80 dólares). A Tesla pode entregar a bateria retirada do carro na casa do proprietário cobrando uma “taxa de transporte”, que será determinada no futuro. O proprietário também tem a possibilidade de ficar com a bateria que recebeu na primeira troca e, se for mais nova, a Tesla irá enviar uma conta com a diferença (valor que também será estabelecido).
Os locais para realização da troca da bateria vão custar à Tesla cerca de 500 mil dólares cada, e estarão perto das estações recarga. Não há necessidade de reservar uma bateria, já que aproximadamente 50 pacotes estarão disponíveis em todos os momentos. Se a demanda aumentar, a Tesla já se comprometeu a adicionar mais baterias.
Por fim, é importante mencionar o Model S foi desenvolvido desde o início com recursos de troca de bateria, então os seus atuais proprietários serão capazes de “encher” o carro em apenas 90 segundos.
Veja o vídeo da demonstração: