A Toyota já mostrou esboços e teasers do Yaris Hybrid-R Concept, oferecendo apenas pequenos vislumbres e detalhes sobre o veículo que será revelado durante o Salão de Frankfurt, como o motor 1.6 litros GRE (Global Race Engine), combinado com dois motores elétricos, que seria capaz de gerar mais de 400 cavalos de potência.
Esse dado nos fez pensar exatamente como esse hatchback iria entregar sua prometida potência de 414 cv. Sob o capô fica o já conhecido motor 1.6, derivado das pistas, e agora surgiram mais detalhes: o motor, que alimenta as rodas dianteiras, possui injeção direta, quatro cilindros e turbo.
Ainda, isso parece pouco para desenvolver 414 cavalos de potência. Então a Toyota utilizou um supercapacitor, desenvolvido a partir do TS030 Hybrid Le Mans, em vez das baterias tradicionais de um híbrido. O benefício, de acordo com a fabricante japonesa, é que a potência pode ser “mais rapidamente absorvida e descarregada do que em um sistema de bateria tradicional”.
O motor a gasolina tem a ajuda de um trio de motores elétricos de 60 cavalos de potência cada. Dois deles movem as rodas traseiras, enquanto o terceiro encontra-se entre o motor e a caixa sequencial de seis velocidades.
Desenvolvendo a mesma quantidade de potência que os motores do eixo traseiro, este motor centralizado canaliza sua força para o supercapacitor derivado das pistas durante as frenagens e providencia potência extra para as rodas traseiras em aceleração quando as rodas dianteiras começam a perder aderência.
Além do poder distributivo do motor central, os motores elétricos traseiros podem ajustar a quantidade de torque que flui para cada uma das rodas, assim como um diferencial.